quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Música "extrema"


Afinal, o que significa música "extrema"? Para alguns, será a música mais inaudível possível, aquela que explora os domínios sonoros e estéticos mais ousados e radicais. Mas os conceitos podem ser relativos: Merzbow, o músico japonês mestre da "noise music" disse um dia: "Se as pessoas entendem a música "noise" como ruído inaudível, então para mim a música pop é ruído inaudível".
Sempre considerei música extrema a música mais abrasiva, agressiva, intensa e ruidosa (numa conotação esteticamente noise), como as sonoridades conotadas com a música industrial (Throbbing Gristle, Einstürzende Neubauten, SPK), o death-metal (Napalm Death, Carcass), o free-jazz mais libertário (Albert Ayler, Cecil Taylor), a música electrónica noise, etc.
No entanto, na óptica do site List Universe, especialista em listas de tudo e de nada, a música "extrema" tem um outro significado. Um significado, quanto a mim, confuso e leviano. Confuso porque, por um lado, conota música extrema com música de difícil execução técnica (música indiana ou o canto tradicional da Mongólia), por outro, considera na lista o hip-hop de cariz político, a música coral renascentista (!) e, no lugar cimeiro dos 10 géneros mais extremos, Aphex Twin. Ou seja, apesar de Aphex Twin ser um músico (e nem ser, sequer, o mais radical ou extremo dentro do seu género), é classificado como "género". Redundante e superficial abordagem, a meu ver. Pedia-se maior rigor e objectividade num trabalho como este.
Na imagem - Einstürzende Neubauten em concerto

3 comentários:

Diamond disse...

AHAHAH!
Só pode ser piada de muito mau gosto, ou então essas pessoas que se acham tão sabedoras não sabem ver certas diferenças entre os géneros musicais e colocam tudo dentro do mesmo saco.

"...conota música extrema com música de difícil execução técnica (música indiana ou o canto tradicional da Mongólia)..."

Custa mesmo acreditar em semelhantes afirmações.

Completamente de acordo quando dizes:"Sempre considerei música extrema a música mais abrasiva, agressiva, intensa e ruidosa (numa conotação esteticamente noise), como as sonoridades conotadas com a música industrial (Throbbing Gristle, Einstürzende Neubauten, SPK), o death-metal (Napalm Death, Carcass), o free-jazz mais libertário (Albert Ayler, Cecil Taylor), a música electrónica noise, etc."

Há determinadas afirmações tidas como verdades irrefutáveis que me irritam profundamente, esta é uma delas. É quase como falar de certo tipo de música a pessoas que não estão minimamente sensibilizadas... não adianta!!

Cumps.

Anónimo disse...

Olá a todos!!!

Post interessante este sobre a Música Extrema,como eu não vou em cantigas não ligo muito a listas e escalonamentos numerários, apenas posso e sei dizer que considero Música extrema certas franjas que fogem ao gosto "comum", que são de dificil audição e que se perdem por vezes em experimentalismos,uns com fundamentos outros não...serve?

Luis Baptista disse...

Não vale a pena dizer muito, resumindo, gosto muito de Merzbow e está tudo dito.