quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Os dez filmes mais subestimados


O jornal "The Guardian" elaborou uma lista original: os 10 filmes mais subvalorizados da década. Como todas as listas, esta também é subjectiva e reflecte uma tendência de gosto específica. No entanto, há aqui grandes filmes que foram, efectivamente, desvalorizados, como "Spider" de David Cronenberg, "Morvern Callar" de Lynne Ramsay ou "Tempo do Lobo" de Michael Haneke. Outros títulos referenciados nunca ouvi falar, como "Tekkonkinkstreet" ou "Songs From the Second Floor".
Eis a lista:

1. "Morvern Callar" (2002) de Lynne Ramsay
2. "Tarnation" (2003) de Jonathan Caouette
3. "Tekkonkinkstreet" (2006) de Michael Arias
4. "Spider" (2002) de David Cronenberg
5. "Inland Empire" (2006) de David Lynch
6. "Time of the Wolf" (2003) de Michael Haneke
7. "Spirit Away" (2001) de Hayao Miyazaki
8. "Birth" (2004) de Jonathan Glazer
9. "Songs From The Second Floor" (2002) de Roy Andersson
10. "Harry He's Here To Help" (2000) de Dominik Moll

A lista com análise detalhada.

6 comentários:

LN disse...

Se não conheces Roy Andersson, aconselho vivamente. ;) O Songs From The Second Floor é com à-vontade um dos meus 5 mais da década. Muito, muito bom. Bem melhor do que, por exemplo, o Morvern Callar, embora perceba a sua "noemação" para o primeiro lugar. E juntava mais uns quantos a essa lista, de cinema-arte... Bruce La Bruce, Tsai Ming-Liang, Maddin, etc. Infelizmente é o poderio americano e da arte cinematográfica do país, os Spielberg's, Van Sant's, Allen's e Eastwood's que dominam o que supostamente são «os filmes da década.» A indústria e sociedade do espectáculo da década são, concerteza. Nunca a verdadeira arte.

rui resende disse...

Dos filmes dessa lista só vi ainda o Spider e o Tekkon Kinkurîto. Deste último, gostei bastante por alguns motivos, nem tanto por outros... mais que subestimados, creio q estes filmes são muitas vezes ignorados. Este japonês por exemplo vi-o numa sessão única promovida pela casa da animação do Porto, senão nunca saberia que existe. Fica a minha opinião sobre o filme:

http://7olhares.wordpress.com/2008/02/13/tekon-kinkurito-2006/

abraço

Sam disse...

SPIRIT AWAY foi subestimado? Então e o Óscar para Miyazaki?

Dos restantes, nada a dizer, foram injustamente "esquecidos".

Cumps cinéfilos e Bom Natal.

Unknown disse...

Vou tentar conhecer esse "Songs From The Second Floor"...

::Andre:: disse...

Essa lista já valeu para me lembrar que nunca vi o Tarnation, mas sublinho quando dizes "subjectiva". O Birth é dos filmes mais previsíveis que já vi... Ah, também é normal não estar aí nenhum filme de 2009 mas que os há...

Wellvis disse...

gosto de "movern callar" "birth" e acho "spider" uma das obras-primas de Cronenberg (e não acho-o subvalorizado, mto pelo contrario) mas o 'Tarnation' não sei o que está fazendo nessa lista. Elogiado nos quatro cantos, em todas as listas de melhores do ano quando saiu, tem filmes muito mais subvalorizados que este. 'O Verao de Victor Vargas' por exemplo.

Um abraço

P.S. AH, em tempo: acho 'Tranation' uma fraude total! como dizemos na minha terra: PICARETAGEM DA GROSSA :P