sábado, 5 de dezembro de 2009

The Residents de regresso


Um novo disco dos The Residents é sempre bem-vindo. A banda anónima com mais de três décadas de existência é um dos projectos musicais pop experimentais mais arrojados e fascinantes. "The Ughs!" representa o regresso aos discos, desta vez recuperando a faceta mais experimental dos seus primeiros registos, com ruídos urbanos à mistura com suaves melodias de violinos, percussões e vozes bizarras. Aliás, bizarria artística é talvez a melhor expressão (na melhor das acepções) para caracterizar o vasto eheterodoxo trabalho destes músicos de olho e cartola.

9 comentários:

LN disse...

"projectos musicais pop experimentais"

?

Luis Baptista disse...

Ainda na memoria o brilhante concerto nos Acarte hà longos anos e é sempre reconhecer um novo trabalho destes senhores.

Unknown disse...

É uma classificação muito generalista, eu sei. Talvez se perceba melhor se disser "projecto excêntrico de vanguarda". Disse pop porque os Residents partem muito - pelo menos em determinada fase da carreira - da estética pop para a subverter, não sem o recurso a uma ironia corrosiva (como bem representam os discos de versões dos Beatles ou de Elvis Presley). Classificações à parte, os Residents são um projecto completamente à margem de todas as convenções e regras conhecidas.

Unknown disse...

Os Residents só vieram uma vez a Portugal e eu bem gostaria de os ter visto... Tenho amigos que viram e acharam genial, não só pela música, mas pelo espectáculo visual (porque eles são também artistas visuais).

LN disse...

Eu não achei generalista, aliás, foi específica, até como tu acabas por "admitir" quando referes a 'tal fase da carreira pop', de corta + cola do mundo ordinário. E por isso pouco concordei. Excêntricos são mas nem tanto. Na vanguarda há quem toque para elefantes, domestique processos linguísticos (...), por isso. São uma excelente banda avant-garde, mais experimental e de recorte do que propriamente fusão galáctica; isso serão sempre.

Rui Carvalho disse...

FICO SEMPRE EXTASIADO QUANDO ALGUEM SE ATREVE A FALAR DA MINHA BANDA. por acaso já sabia mas não ainda o referi no meu blog-parabéns

Rui Carvalho disse...

Sim os The Residents vieram uma vez a Portugal (eu fui )e duas a Espanha, 1984, e 2009 (eu estive lá)

Rui Carvalho disse...

FUI VER E NÃO ME LEMBRAVA QUE JÁ TINHA POSTADO O ALBUM (NÃO É MESMO PARA MIM, UM ORIGINAL). ESTAVA A VER QUE ME TINHA PASSADO UMA NOVA INFORMAÇÃOSOBRE OS GLOBOS OCULARES.....
MAS OBRIGADO NA MESMA...

Luis Baptista disse...

Uma Banda sempre com um nível muito acima, cada disco uma descoberta e ainda me lembro de um tema louco e irreverente (falha-me agora o título)que se dançava, muito bem nos inicios de 80 no RockHouse e depois Jukebox no BA.