quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A criança de braços abertos


Das milhares imagens que a tragédia do Haiti nos deu (cadáveres, feridos, estropiados...) esta é, quanto a mim, a mais comovente de todas até à data. Uma criança de 7 anos chamada Kiki é salva dos escombros de um prédio depois de 8 dias do sismo ter acontecido. O comovente deste salvamento - que deve ser visto em registo vídeo para compreender a sequência - é que a criança sai debaixo de toneladas de entulho, de um buraquinho onde passou tormentos de sede, fome e frio, de braços estendidos e a sorrir, como se tudo não passasse de um jogo inofensivo.
Uma verdadeira lição de vida (e sobrevivência), cuja ingenuidade própria da infância terá contribuído para a reacção tão espontânea quanto desconcertante.
Aqueles braços abertos parecem agradecer ao mundo inteiro (como que a dizer, rejubilante: "Estou vivo! Obrigado!"), aquele sorriso é uma desarmante prova de esperança e fé no meio do inferno. E a sua manifestação veio de uma criança de apenas 7 anos...
Vale a pena ver as fotografias em maior resolução e o respectivo vídeo aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nossa!Essa cena mexou comigo e fez parte de um poema que escrevi hoje!Essa cena, esse menino de braços abertos é uma metáfora ao mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Jucy Freitas (email- jucypoesiairara@yahoo.com.br)