segunda-feira, 12 de julho de 2010

O regresso de Shrek


"Shrek 4 - o Capítulo Final" revelou-se uma boa surpresa.
A seguir ao primeiro e revolucionário filme da série (2001), este é bem capaz de ser o melhor dos quatros títulos da Dreamworks, sobretudo depois do terceiro tomo, "Shrek The Third", ter sido uma desilusão pela previsibilidade do argumento e o aparente esgotar da paródia aos clássicos contos de fadas. Daí que a expectativa em relação ao quarto capítulo estava num alto patamar de exigência. Sem deslumbrar ou revelar elementos de genial inspiração, a verdade é que "Shrek 4" cumpre as premissas que se esperavam, muito por força do argumento engenhoso (para além de ser sempre um belo entretenimento).
Como disse o crítico do Público, Jorge Mourinha, este é talvez o Shrek com um argumento mais dirigido para o público adulto (o filme do ogre verde contém muitos gags que só os adultos compreendem). A história gira à volta de mundos paralelos e alternativo - como saber o que aconteceria ao Shrek caso não tivesse nascido (inspiração no clássico "Do Céu Caiu Uma Estrela" de Frank Capra?).
A animação continua apuradíssima, e o 3D veio salientar pormenores visuais e dar intensidade e ritmo à acção. A dobragem portuguesa, como nos anteriores capítulos, mantém a qualidade.

Sem comentários: