sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os irmãos Quay


No cinema existem os irmãos Coen e os irmãos Quay.
Os primeiros são sobejamente conhecidos e reconhecidos - por causa dos Óscares por "Este País Não é Para Velhos" e as nomeações por "Indomável".
Já os segundos, os Quay, irmãos americanos e gémeos verdadeiros, gozam de muito menos popularidade, mas possuem altíssimo reconhecimento artístico dentro da área em que se movimentam.
Fazem cinema de animação, misturando múltiplas técnicas de animação (sobretudo bonecos, marionetas, objectos). O seu cinema é visualmente apelativo, com elaborados jogos de luz e de sombras, ambientes surrealistas e densos, preocupação pelos detalhes narrativos, movimentos de câmara invulgares no universo do cinema de animação.
Tim Burton afirma que o imaginário dos Quay exerceu grande influência no seu cinema. Foram eles que conceberam um dos mais notáveis videoclips da história da música pop - "Sledgehammer" de Peter Gabriel.
Por outro lado, Terry Gilliam dos Monty Python elege os irmãos Quay como os mais criativos realizadores de animação dos últimos 30 anos. Vale bem a pena descobri-los.

6 comentários:

Anónimo disse...

És uma fraude. Repete posts....... lol

Unknown disse...

Fico satisfeito com leitores anónimos que conhecem tão bem este blog que sabem que "repito" posts. É a prova que são leitores fiéis desde a primeira hora.

Há alguma lei na blogosfera que me impeça de repetir os posts que acho pertinentes e que merecem ser repetidos para que os novos leitores os leiam (o post original dos irmãos Quays tem 3 anos)?

A isto se chama fraude? Sou processado? Fraude seria se plagiasse textos, opiniões, artigos de outrém. Mas neste capítulo bem podem tentar acusar-me que nunca conseguirão provas.

Agora, assumo sem constrangimentos que, volta e meia, repito posts (muitas vezez com grandes adaptações e actualizações de informação face aos originais).

Anónimo disse...

http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com/2010/04/o-cinema-de-animacao-dos-irmaos-quay.html

3 anos??????

lol
ainda és maior fraude do que pensava.

My One Thousand Movies disse...

Victor, esta semana publiquei 2 filmes de outros dois irmãos, os Polish. És capaz de gostar.
Também tenho por lá alguma coisa dos irmão Quay :)

Anónimo disse...

Estiveram em Vila do Conde (Curtas). Já não me lembro do ano. São gigantes! Um grande trabalho em que estão envolvidos nomes/referências como sparklehorse, tom waits, robert walser.

Pedro

Anónimo disse...

My partner and I absolutely love your blog and find neaгly all of your post's to be exactly I'm looking for.
can you offeг guest wгiteгs to write сontеnt
for you personally? I ωoulԁn't mind composing a post or elaborating on a lot of the subjects you write regarding here. Again, awesome web site!

Also visit my blog post skin lightener natural