sábado, 3 de dezembro de 2011

Finalmente em DVD nacional


Era uma falha clamorosa no mercado de DVD nacional: finalmente é editado o glorioso filme "A Sombra do Caçador" (1955), única incursão do actor Charles Laughton na realização. Mítica história sobre o ódio e o amor, a redenção e o pecado, a inocência e infância, "A Sombra do Caçador" revelou um medonho e portentoso Robert Mitchum, numa obra que extravasa classificações e análises, feita de arrojo estético fruto da utilização de uma fotografia soberba - ao estilo expressionista alemão.
À altura da estreia foi um rotundo fracasso comercial e percebe-se porquê: em meados dos anos 50, o mundo não estava preparado para este objecto raro da história do cinema, misto de pesadelo e sonho.
Há muito tempo com edição estrangeira, chegou agora o DVD nacional, para ver ou rever à saciedade este filme de culto intemporal.

2 comentários:

Baduromi disse...

Quando li a noticia sobre esta edição, há uns dias, fi-lo de forma assim digamos para o a correr, então fiquei com a ideia de que seria daquelas edições que saíam com o jornal, mas não me recordava qual deles (I wonder why...hehe). Andei na sexta-feira a perguntar nos quiosques todos por onde passava se tinham o filme... :D

Rui Gonçalves disse...

É, de facto, um filme de culto magnífico. Realização superlativa de Charles Laughton (pena não ter realizado mais filmes) e interpretações magníficas. Felizmente, já tinha dado com ele, um pouco por acaso, na FNAC. Comprei-o (e revi-o), obviamente. :-)