sexta-feira, 22 de junho de 2012

Futebol e beleza plástica

Não é habitual escrever sobre futebol no blogue. Mas a felicidade da vitória da selecção portuguesa sobre a apática República Checa leva-me a fazê-lo. E sobretudo para realçar a beleza plástica que este desporto pode suscitar e se tem revelando ao longo do campeonato europeu de futebol. 
Quem acompanha o Euro 2012 tem reparado na fantástica qualidade de realização dos jogos. Os realizadores têm investido numa montagem extremamente bem conseguida, em planos de grande pormenor e nos sempre deslumbrantes momentos "super slow-motion". Estas características permitem olhar para o futebol numa perspectiva estética diferente, mais arrojada e plástica, ao mesmo tempo que se fica com uma melhor ideia da complexidade dos movimentos técnicos futebolísticos (o documentário "Zidane - Um Retrato do Século XXI", de 2006, provou isto mesmo). 
O foto-jornalismo também tem contribuído para o incremento da qualidade plástica das imagens do futebol, visto que nos tem tem mostrado, ao longo do torneio, fotografias verdadeiramente incríveis e de qualidade nos planos captados. 
É o exemplo destas duas fotografias da Reuters que captam o soberbo pontapé de bicicleta de Cristiano Ronaldo, o que comprova esta premissa: a de que o futebol proporciona impacto visual e (diria até) emoção estética como qualquer outra manifestação artística.
------
E agora não resisto: Força Portugal!

Sem comentários: