sábado, 11 de agosto de 2012

A criatividade de Svankmajer

Desde 1964 que o realizador checo Jan Svankmajer faz filmes de animação stop-motion (e não só) baseados num universo estético e visual único: ambientes claustrofóbicos e kafkianos, humor surrealista, personagens bizarros, sátira social... Tudo com recurso exímio a elementos quase rudimentares: animação de volumes (plasticina, barro), vegetais e muitos outros objectos do quotidiano. Sem palavras, mas com uma imaginação visual desconcertante.
"Dimensions of Dialogue" é uma das obras-primas mais surpreendentes de Svankmajer. Dividido em três partes, este filme é um espantoso testemunho do poder visual que a animação stop-motion pode alcançar quando é recheada de plena criatividade. 
O vídeo em baixo revela a primeira parte surrealista (de apenas 3 minutos), concebida com vegetais e outros materiais. Especial atenção para a magnífica sonoplastia: 

As partes 2 e 3 de "Dimensions of Dialogue" podem ser vistas no Youtube.

2 comentários:

Vasco disse...

DESCOBRI UM GRANDE REALIZADOR: Alejandro Jodorowsky!!!!
Vê, vê, vê!

Unknown disse...

Vasco: obrigado pela recomendação, mas já conheço Jodorowsky e concordo que é um grande (e original) realizador. Aliás, já escrevi sobre ele aqui - http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.pt/search?q=alejandro+jodorowsky