sábado, 14 de setembro de 2013

The Avalanches e o "corte e cola"

Conhecem o projecto The Avalanches? Trata-se de um projecto musical electrónico australiano muito interessante que trabalha exclusivamente a partir de samples de discos. Dito de outro modo: o objectivo dos The Avalanches é recriar uma nova música a partir da meticulosa montagem de excertos de músicas e sons (ritmos, melodias, ruídos...) oriundos dos mais variados discos e géneros. Trabalhar com samples já vem de longe, e lançaram em 2000 um discos fenomenal intitulado "Since I Left You".
Para além da construção musical a partir de pedaços sonoros alheios, os The Avalanches praticam também um humor corrosivo muito especial, como se comprova com este divertido videoclip "Frontier Psychiatrist" (talvez a música mais conhecida do grupo).
Agora tentem fazer este exercício simples para perceber como esta música foi construída: vejam e ouçam primeiro o videoclip e de seguida vejam o segundo vídeo que explica a origem dos sons que foram manipulados. Irão perceber de que disco foi retirada a linha de baixo, os coros, o ritmo, os sopros e o resto dos instrumentos.
É um trabalho de reciclagem musical muito meticuloso recorrendo à técnica do "corta e cola" ("cut and paste"), de forma a que todas as peças sonoras díspares consigam um alcançar um sentido musical e estético final coerente e apelativo.
É o caso.


1 comentário:

Pedro Arruda disse...

Boa, passei várias vezes no ZN (e ainda passo por aí e além).