quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A vida de Walter Mitty

"A Vida Secreta de Walter Mitty" de Ben Stiller é um filme deveras interessante. Um filme de entretenimento, sim, mas deveras interessante (bem sei que há intelectuais que não admitem que possam existir "filmes de entretenimento inteligentes", mas esse é um problema deles). 
Eu nunca achei piada às comédias insípidas do Ben Stiller, nem sequer o tinha como grande actor. O único filme onde gostei de o ver foi na comédia de autor "The Royal Tenembaums" de Wes Anderson. E por falar em Wes Anderson, há que dizer que este filme "A Vida Secreta de Walter Mitty" foi claramente influenciado pela estética visual e pelo humor refinado de Anderson (através de uma grande preocupação visual e de um humor muito irónico).
Trata-se de um filme feito com inteligência com base na história de um homem comum que sonha acordado e que um dia, para se sentir vivo e eliminar as suas visões, parte à aventura e à descoberta de si próprio. Ben Stiller é competente na criação deste personagem complexo e revela talento atrás da câmara como realizador.
Sem querer criar "spoliers", digo que dois dos mais belos momentos deste filme têm a ver com música - como se esta servisse de motor à acção do protagonista: quando Walter Mitty parte para a Gronelândia ouve-se o tema "Wake Up" dos Arcade Fire; e quando decide entrar num helicóptero que o levará a um barco, ouve-se o clássico "Space Oddity" de David Bowie.

1 comentário:

PMF disse...

Também não sou grande fã do Ben Stiller, mas sem dúvida que a sua carreira é bem mais interessante enquanto realizador do que como actor. E cada vez tenho mais vontade de ver este filme.

Cumprimentos,

PMF