domingo, 6 de abril de 2014

A morte de Anja



É daquelas notícias que, infelizmente, passam ao lado dos meios de comunicação social: a laureada fotojornalista alemã, Anja Niedringhaus, de 48 anos, foi esta sexta-feira abatida a tiro por um comandante da polícia afegã. A fotojornalista da agência Associated Press estava a cobrir os preparativos para as eleições presidenciais deste sábado no Afeganistão. Galardoada com o prémio Pulitzer, em 2005, pela cobertura da guerra do Iraque, Niedringhaus nunca teve, nem quis ter, uma fotografia favorita: “Todos os dias é uma diferente”, costumava afirmar.
Anja procurava captar réstias de humanidade no meio da guerra e do sofrimento. Algumas das suas espantosas fotografias fazem já parte da história do fotojornalismo mundial dos últimos anos:



1 comentário:

Fã da TV e Cine disse...

Chama-me sempre a atenção este género de notícias. A imprensa devia estar salvaguardada em cenários de guerra mas a tendência parece ser torná-la um meio para atingir os fins mais depressa ou simplesmente retaliar. Em guerra ninguém está a salvo mas as pessoas que vão para esses cenários a fim de os comunicar ao mundo são de uma fibra especial.