sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Graffiti & Duchamp


Quando estacionei o carro olhei para o muro da casa mesmo em frente fiquei surpreendido com o que vi. Nada mais nada menos do que uma reprodução perfeita em graffiti do "Urinol" (mais propriamente "Fonte") de Marcel Duchamp. Lembro que este ready-made do artista francês foi considerada a obra de arte mais influente do Século XX. O que quer dizer muita coisa. A minha surpresa deveu-se ao facto deste graffiti fugir ao paradigma habitual da arte graffiti. Estarão os graffiters com uma consciência artística mais aturada? Terão deixado para trás os ícones da cultura hip-hop e urbana para se dedicarem à exploração das referências da arte vanguardista?
E por falar em graffiters, vale a pena dar uma olhadela no surpreendente trabalho de um dos artistas de rua mais consagrados e originais (e anónimos) da última década - Banksy.

4 comentários:

Pedrita disse...

acabei de falar de uma exposição de grafitti que está em cartaz aqui em são paulo. que coincidência. gostei do seu blog. beijos, pedrita

RUTE disse...

Olá!

Realmente poderá estar o graffiti a mudar?

É um tema que me interessa. Em Outubro do ano passado vi um documentário intitulado BOMB IT que adorei. Deu-me a conhecer a origem e o desenvolvimento desta cultura urbana.

Se quiseres visita o meu blog neste link directo: http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2007/10/graffiti-cultura-urbana.html (é sobre o tal documentário).

P.S. - o link do Banksy não está a funcionar :-(

Unknown disse...

O link do Banksy já está a funcionar.
VA

RUTE disse...

Good!! Thanks ;-)