sábado, 12 de janeiro de 2008

Jerry Lewis - génio esquecido


Tem quase 82 anos de vida. Quando morrer, há-de ser alvo dos previsíveis elogios fúnebres. É sempre assim: na hora da morte é que os media se lembram e incensam determinados artistas (os unanimemente consagrados e os que estão à margem do sistema). Falo de Jerry Lewis, um notável actor e realizador que singrou no sempre exigente e difícil mundo da comédia de Hollywood. Não é exagerado considerar que estamos perante um autor claramente subvalorizado e esquecido, comparativamente a um Mel Brooks, Peter Sellers ou a um Jacques Tati (todos da mesma geração). Por outro lado, Jerry Lewis sempre teve maior reconhecimento por parte do público do que da crítica.
Juntamente com Dean Martin (nos anos 50), formou um duo de actores de sucesso popular. Após a dissolução do duo (por divergências artísticas e luta de egos), Jerry deu vazão a todo o seu talento na década de 60 com filmes onde derramou todo o seu talento e criatividade ("O Professor Chanfrado" é talvez o mais conhecido, mas há também "O Mandarete", "As Noites Loucas do Dr. Jerryll" e "Jerry 8 3/4"). Desenvolveu uma linguagem humorística própria, marca clara de um autor que deixou herança artística (Jim Carrey é apenas um dos actores que reclama a influência de Jerry). Nos anos 70 deixou o cinema quase de lado para se dedicar à televisão (com igual sucesso público). em 1983, Martin Scorsese convida Jerry Lewis para interpretar um raro (mas pungente) papel dramático no excelente filme "O Rei da Comédia", com Robert De Niro - um filme invulgar sobre o lado negro e oculto do exercício do humor. Das últimas aparições de Jerry no cinema, conta-se o filme "Arizona Dream" (1993) de Emir Kusturica, no qual o comediante contracena com Johnny Depp e Faye Dunaway.
Em Portugal podemos encontrar uma caixa de DVD com 5 filmes. E na seguinte sequência, podemos constatar os incríveis recursos humorísticos de Jerry num genial momento de comédia visual, no qual o actor toca uma "máquina de escrever musical" (no filme "Who's Minding the Store"):

5 comentários:

Ana Cristina Leonardo disse...

É só para dizer que o Jerry Lewis tem muita pinta. Obrigada.

Shelyak disse...

Vi praticamente todos os seus filmes...
Esse package de 5 filmes, está a dar-me que pensar :)
Abraço!

Anónimo disse...

Não quero parecer presunçoso, mas «o professor chanfrado» (ou, no original, the nutty professor) é o mesmo filme que «as noites loucas do dr. jerryl». Não leve a mal.

Anónimo disse...

ao Rui g

reparei agora que ainda ninguém respondeu.
sim, the nutty professor é o filme que em português tem o título as noites loucas do dr jerryl. uma obra-prima asoluta!!!!
jPinto

Unknown disse...

Ao Rui e ao jPinto: obrigado pelo esclarecimento.
VA