quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O papel do argumentista


A gala de entrega dos Globos de Ouro (que antecipam os Óscares de Hollywood) foi cancelada devido à greve dos argumentistas (reclamam o pagamento de direitos de autor pela escrita de guiões). A própria cerimónia dos Óscares, marcada para o último Domingo de Fevereiro, está também em causa por causa do mesmo problema. É um acontecimento que, não sendo inédito, é-o na dimensão e repercussões causadas. Apesar de muito pouca gente valorizar o papel dos argumentistas, estes detêm grande parte da responsabilidade pelo sucesso ou insucesso de uma série de televisão ou de um filme. Costuma-se mesmo dizer que quando uma "sitcom" tem êxito, os responsáveis são os actores; quando não tem, os responsáveis são os argumentistas.
Seja como for, não me ocorre filme mais propício sobre este assunto do que o magnífico "Barton Fink" (1991) de Joel e Ethan Coen: é a história de um argumentista que, tendo sucesso no teatro da Broadway, é contratado para trabalhar em Hollywood escrevendo argumentos para filmes de guerra série B. John Turturro, no papel de Barton Fink, é magistral na forma como encarna o papel de um argumentista perturbado por diversos acontecimentos surreais - não faz greve, mas tem uma inquietante crise de inspiração criativa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Para mim será sempre o filme dos Irmãos Cohen, quanto a mim o oscarizado Fargo é lhe inferior.

spring disse...

olá!
este filme dos Cohen é espantoso e um dos aspectos curiosos nele é o encontro entre o protagonista e William Faulkner. Aliás Faulkner tal como Fitzgerald e Hemingway sempre se deram mal na pele de argumentista, ficando célebre uma história passada com Faulkner: farto de estar fechado numa sala dos Estúdios a trabalhar num argumento, o escritor disse que ia para casa para o terminar em sossego, todos pensaram que ele se referia ao hotel onde estava em Hollywood, só uma semana depois descobriram que ele regressara à sua America profunda.
Iremos passando por aqui.
um abraço cinéfilo

Cataclismo Cerebral disse...

Belo filme dos irmãos Coen! Neste tema dos argumentistas vem-me também à memória o State and Main...

Abraço