quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Festa do Cinema Periférico



Festa do Cinema Periférico começa hoje até Domingo
Cinema São Jorge - Lisboa

A produtora Periferia Filmes apresenta as sua produções cinematográficas e concertos todas as noites. Filmes de Edgar Pêra, João Trabulo, João Canijo, Rodrigo Areias, Paulo Furtado, Rita Azevedo Gomes, João Rodrigues. E música com Adolfo Luxúria Canibal, The Legendary Tiger Man, Sean Riley & The Slowriders e Kubik.

O meu alter-ego musical Kubik vai actuar no Domingo, 23 - 19h30 (estão todos convidados):

KUBIK musica ao vivo o filme “A Felicidade” de Aleksander Medvedkine
Para concluir a Festa do Cinema Periférico, um cine-concerto, no qual Kubik porá em música um genial momento do cinema mudo: “A Felicidade” (Schastyé, 1934), do russo Aleksandr Medvedkine (1900-89). “A Felicidade” é uma obra-prima relativamente pouco vista, pois o seu realizador só foi realmente reconhecido nos anos 70, graças ao em empenho de Chris Marker. Medvedkine era contemporâneo de Eisenstein, que o admirava e escreveu a seu respeito, mas os seus filmes eram excessivamente originais para o sistema soviético. Em 1932-33, Medvedkine percorreu a Ucrânia num “cine-comboio”, com uma equipa que improvisava pequenos filmes com os camponeses nas paragens. Foi desta experiência que nasceu “A Felicidade”, um filme em que um estábulo ou um celeiro podem sair andando, um morto pode ressuscitar, um cavalo pode subir a um telhado de colmo para comê-lo, um filme em que o grotesco e o maravilhoso se fundem.


(imagem do filme "A Felicidade")

6 comentários:

Anónimo disse...

olá outra vez victor!
obrigado pela resposta ao meu outro comentário.
soube desta tua vinda a lx. através do "juramento sem bandeira blog". infelizmente, estarei no ensaio a essa hora.
não ficas p/ lightning bolt?
...
e-abraço, até breve,
j.

Ana Cristina Leonardo disse...

uma pequena maravilha! obrigada

Unknown disse...

Obrigado!

Gonçalo Trindade disse...

Adoraria ter lá estado (nota: gostei bastante do How Blue Was My Sky), mas no festival acabei por só apanhar os grandes Sean Riley and the Slowriders quando lá fui fazer a cobertura do concerto. Mas o que gostava mesmo era de ouvir o EP ao vivo... não há nada agendado?

Unknown disse...

Gonçalo: para já não há nada agendado em relação a esse EP ao vivo. Mas vou continuar por aí a fazer apresentações deste espectáculo...

Mr. Mojo Risin' disse...

...mas que bela foto...

GRANDE!!!