terça-feira, 5 de maio de 2009

Filme de acção... com boa acção


Filmes de acção de qualidade são coisa rara hoje em dia. As fórmulas estão mais que gastas, mesmo com o fenómeno Jason Bourne que se impôs ao próprio James Bond. Nos últimos dez anos foram poucos os filmes que conseguiram superar - ou mesmo igualar - a força bruta que foi "Heat - Cidade Sob Pressão" de Michael Mann, em 1995. Daí que o filme que vi ontem, "Taken", realizador pelo francês Pierre Morel (com a mão sábia de Luc Besson) tenha sido uma grande surpresa, tendo em conta o actual panorama sofrível do thriller de acção. Com o comercial título português "Busca Implacável" (só podia mesmo ser um título português), "Taken" oferece adrenalina pura e dura numa hora e meia de entretenimento total (o cinema também serve para isto), envolto num argumento coeso e realista, interpretações convincentes (Liam Neeson como vingador obsessivo) e uma realização muito conseguida (perseguições alucinantes pelas ruas de Paris). Não é uma obra-prima do género, também escorrega aqui e ali em certas convenções narrativas e visuais, mas é um claro exemplo de um filme de acção que renega o facilitismo previsível de 90% da produção do género.
De uma intensidade impressionante, "Taken" tem os primeiros 30 minutos preenchidos com uma pacata história entre a relação difícil entre um pai e uma filha. Mas tudo muda quando esta é raptada para uma rede de comércio sexual de mulheres em plena Paris... A partir deste ponto, "Taken" tem uma viragem radical, e o que parecia ser um banal drama familiar, transforma-se numa imparável perseguição sem tréguas, cuja violência e vingança são os únicos elementos abordados por parte de um homem comum.
Muito recomendável.

7 comentários:

prla1983 disse...

Partilho inteiramente do elogio a este filme. Foi dos melhores filmes que vi nos últimos dois anos no cinema.

Hugo disse...

Já havia lido sobre este filme e fiquei curioso em ver Liam Neesom no papel de vingador.

Abraço

O Cara da Locadora disse...

É um filme realmente surpreendente, muito bom mesmo... Que cara mau que o Liam Nesson é, não? rs...

Abraços...

tagarelas disse...

Ja tinha ideias de ir ver o filme, mas depois dos seus comentarios, vou de certeza. Apos varias visitas ao seu blog, comeco a te-lo em conta de quem sabe do que fala.

Unknown disse...

Muito recomendável mesmo. Concordo

::Andre:: disse...

Eu achei que este filme tinha demasiados tiros e pancadaria, um exagero até.

Anónimo disse...

Estou para assistir "Taken" tem um bom tempo e só enrolo, mas vou tentar acabar com essa injustiça no final de semana, pois pelo visto, o filme merece ser conferido mesmo.