domingo, 17 de maio de 2009

A nova cinefilia


O que fica da reportagem do último Ípsilon sobre o que significa, hoje, o conceito de cinefilia? Ficam três coisas:
1 - O cinéfilo é um consumidor audiovisual híbrido: vê cinema em casa (DVD), saca da internet os filmes raros de que gosta e ainda frequenta, de vez em quando, as salas de cinema (Cinemateca e alguns cineclubes, ainda que a actividade cineclubista esteja pelas ruas da amargura - veja-se o caso do Porto, outrora grande centro de culto cinéfilo e agora um fenómeno quase inexistente).
2 - O cinéfilo é hoje um programador. Já não está à espera das programações das salas de cinema especializada. Procura informação na Internet, colecciona filmes em DVD (suporte físico e digital) e programa as suas próprias sessões de cinema em casa, sozinho ou com os amigos.
3 - O cinéfilo desenvolveu um gosto multicultural e multifacetado: agrada-lhe tanto o cinema independente de Taiwan, como o western spaghetti, o expressionismo alemão, a cinematografia de terror série B, como as tendências da videoarte contemporânea ou o cinema experimental japonês.

6 comentários:

continuando assim... disse...

e como os conceitos mudam


já Camões dizia que se mudam o tempo mudam-se as vontades


um visionário deslocado no seu tempo

um cinéfilo....nem sei o que é :)
e qual a necessidade de o definir se existir :)

gostei de ler

AddCritics disse...

Parece-me uma visão muito perspicaz do que na verdade se tornaram os verdadeiros apreciadores de cinema. O DVD veio revolucionar o modo de iteração com a 7ª arte e de certa forma democratizar um pouco o aceso a filmes mais antigos ou com uma distribuição mais restrita. Conseguem-se encontrar algumas raridades nas loja on-line, coisas que antigamente era muito complicado encontrar nos video-clubes.

O Próprio objecto, criou um culto muito mais alargado do que as VHS e quase todas as famílias têm uma pequena DVDteca com os seus filmes favoritos. É um fenómeno interessante e que apenas ajuda à divulgação e ao consumo de cinema.

Abraço

lemepris disse...

Olá. Precisava que me disesses uma coisa. Aqui há uns tempos falaste de um blog que era dedicado ao download de cinema alternativo/de autor. Será que me podes dizer qual é, é que já andei aqui a ver o blog e não encontro. É que na altura não liguei muito, mas agora quero um filme que não encontro em lado nenhum, e ppode ser que tenha lá.

Obrigado e parabéns pelo trabalho que tens feito.

Anónimo disse...

Só uma questão para todos os leitores deste blog, não existe um cineclube na guarda, onde estão os espectadores?

Unknown disse...

Lemepris: creio que te deves estar a referir a este post - http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com/2009/04/mina-de-ouro-para-cinefilos.html

Sim, onde estão os espectadores de cinema na Guarda (como em tantas outras cidades?)

lemepris disse...

obrigado. era isso mesmo.