quarta-feira, 3 de março de 2010

Spiritualized com nota máxima

São raros, muito raros os discos que são avaliados com nota máxima (10) pelo exigente Pitchfork. Foi o que aconteceu agora com a reedição - edição de coleccionador - do álbum "Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space" (lançado originalmente em 1997) dos Spiritualized.
A banda do ex-Spacemen 3, Jason Pierce, construiu, de facto, uma obra ímpar no rock contemporâneo com os devaneios psicadélicos e as paranóias místicas do líder da banda.
Ler a crítica aqui.

9 comentários:

Francisco Costa disse...

é daqueles discos que considero perfeitos...

F disse...

Amazing daze!

Shumway disse...

Realmenmte este merece "a perfect TEN"

Abraço

Paulo para todas as obras disse...

já o JML no Expresso disse:

Publicado em Fevereiro no Actual do Expresso:


Spiritualized
Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space
Dedicated/Sony

É “o melhor disco britânico de rock dos últimos 20 anos”, defende o comunicado de imprensa acerca do terceiro álbum dos Spiritualized, peça de culto saída em 1997 e agora reeditada. Na verdade, a definição correcta seria “um dos poucos discos britânicos de rock dos últimos 20 anos que presta para alguma coisa – sobretudo nos momentos em que de rock tem pouco” mas, na volta, a frase perderia impacto. Jason Pierce sofre de um pudor vindo do punk que impede que a banda que dirige cumpra o seu destino e vire descendente dos Pink Floyd. Tudo melhora quando a sua voz medíocre sai do caminho ou se dilui na massa sonora, mas até lá acumulam-se faixas em “Ladies and Gentlemen…” que não passam de indie-rock pedrado em câmara lenta. Se bem que mesmo nessas faixas mais convencionais há erupções que demonstram estar-se perante o trabalho de uma mente com vontade de tentar aventuras mais livres. O coro gospel, a secções de metais, o Balanescu Quartet e o piano de Dr. John não são usados como matéria só para encher o olho. ‘No God Only Religion’ aponta para um lugar entre o ruído e o free jazz, e os 16 minutos de ‘Cop Shoot Cop’ lembram as muitas dimensões em que uma canção pode desdobrar-se.

http://avitimarespira.blogspot.com/2010/02/spiritualized.html

Pedro C. Reis disse...

Um dos melhores álbuns de sempre. Ponto.

Rolando Almeida disse...

De facto, um disco muito bom.

ArmPauloFerreira disse...

Será eternamente bom. Uma obra-prima para sempre.

Olavo Lüpia disse...

"Quarantine The Past" dos Pavement acaba de se juntar a essa lista.

Luis Baptista disse...

Bom, mas não exageremos...