terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

"Blade Runner" - Antecipar a realidade


Ontem revi no canal Hollywood o clássico de ficção científica "Blade Runner - Perigo Iminente" (1982) de Ridley Scott.
De todas as qualidades do filme, realço o espantoso e claustrofóbico ambiente criado numa cidade futurista: o caótico movimento de pessoas nas ruas, o tráfego automóvel, o contraste entre o negro da noite e a cores dos néons, a permanente agitação de uma metrópole hiper-tecnológica. E "Blade Runner" é um filme tremendamente visionário (em 1982): para além de uma série de outras situações, em dado momento do filme, o agente Rick Deckard (Harrison Ford) efectua uma videochamada para a replicante Rachael (na imagem). Uma modalidade de comunicação que, em pleno ano de 2011, está longe de ser banal.
Ou seja, neste caso específico, a imaginação de Philip K. Dick materializada no filme de Ridley Scott numa antecipação da própria realidade.

2 comentários:

A Bola Indígena disse...

Já agora acrescento um pormenor, também ele muito bem antecipado, das ruas estarem apinhadas de.. asiáticos. É uma tendência que se verifica em todo o lado !

Cumprimentos

Rato disse...

Para os fans do filme (estou incluído, obviamente), aconselha-se vivamente a recente edição - Director's Cut - em Blu-ray. Simplesmente... Fascinante!