quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bollywood


Há Hollywood e há Bollywood, a meca da indústria cinematográfica da Índia.

Desde sua origem na década de 1920, a indústria cinematográfica de Bombaim, conhecida como Bollywood, criou um negócio único com uma produção anual média de 500 filmes por ano. Uma enormidade, mesmo para um país com a dimensão gigantesca da Índia.

Os filmes de Bollywood desenvolveram uma linguagem visual muito especial, repleta de cores exuberantes e montagem muitas vezes frenética. Os posters, pintados antigamente à mão por artistas e designers, constituem um verdadeiro tratado visual e estético do cinema de Bollywood.

Os temas da grande maioria destes filmes radicam quase sempre na essência dramática de qualquer argumento romanesco: amores e desamores, conflitos familiares, eternas histórias de amizade e traições, vingança e também alguma violência.

Confesso que só vi uma vez na vida um filme tipicamente de Bollywood e não gostei da experiência. O meu gosto cinematográfico está longe do universo estético assumidamente kitsch destes filmes indianos. Bem sei que alguns cineastas ocidentais se têm deixado fascinar (e até influenciar) pelo cinema de Bollywood, mas a mim não me entusiasma minimamente.

Mal por mal, prefiro Hollywood...

1 comentário:

João Ruivo disse...

E depois há Nollywood.