sábado, 3 de setembro de 2011

As Twins Towers no cinema

Os atentados do 11 de Setembro mudaram o mundo e a política internacional, mas não mudaram propriamente o cinema. Houve alguns filmes (mais ou menos interessantes mas nenhum imprescindível) sobre as consequências dos traumas deste dia no orgulho da sociedade americana e da vida dos nova-iorquinos.
Mas a verdade é que as torres gémeas foram, durante três décadas, por si mesmas, cenários de muitos filmes. Não haverá cinéfilo que possa afirmar que nunca viu um filme em que não tenham aparecido, nem que fosse como cenário de fundo paisagístico, as célebres e icónicas torres gémeas do World Trade Center.
Filmes de acção, aventuras, comédias românticas, thrillers, policiais, ficção científica... Quase todos os géneros cinematográficos utilizaram as Twin Towers como cenários mais ou menos importantes no desenrolar da história de cada filme.
Este vídeo compila as dezenas de filmes realizados entre 1969 e 2001 nos quais surgem imagens das duas torres, numa espécie de "cameos" arquitectónicos únicos na história do cinema.
E não esqueçamos: já passaram dez anos dos brutais acontecimentos do 11 de Setembro.

1 comentário:

O Narrador Subjectivo disse...

boa descoberta, bom testemunho. abraço