segunda-feira, 9 de julho de 2012

Nicholson de outra perspectiva

Na sequência das imagens do post anterior sobre fotografias de produção no set de filmagens de filmes de Stanley Kubrick, descobri agora uma fotografia magnífica, também de um filme mítico de Kubrick, "The Shining" (1980). 
Trata-se de uma fotografia que revela, numa perspectiva lateral, a forma como o pescoço e cabeça de Jack Nicholson se mantiveram imóveis para a imagem frontal que surge no final do filme (imagem em baixo). Ou seja, o momento em que a personagem Jack Torrance morre no labirinto de neve. No filme só surgia um único plano fixo frontal, mas a verdade é que, segundo dados de produção, a preparação dessa cena não foi fácil. Kubrick queria que Nicholson estivesse totalmente imóvel e num determinado ângulo. Para tal, concebeu-se um sistema de madeira e esferovite para acomodar a cabeça do actor e não a mexer. 

3 comentários:

Peter Gunn disse...

Ouvi para ai a palavra "Génio" algures? ;)

Um verdadeiro mestre o velho Kubrick!!! :D

ricardo disse...

é mesmo! tenho andado a rever a obra deste senhor depois de ver um documentario sobre mensagens subliminares encriptadas nos filmes dele, "Kubrick's Odyssey - Secrets Hidden in the Films of Stanley Kubrick". entre outras coisa aborda a tecnica usada para obter os grandes planos do 1º segmento de 2001, como se ve na 3ª foto do post anterior comparando-a com o material "oficial" da missao Apollo 11!

Afonso, nao tinhas postado aqui no blog, ha tempos, um site com interpretaçoes de significados ocultos em filmes de culto? ia jurar que foi aqui q vi isso...

Unknown disse...

Humm, creio que não foi aqui, Ricardo.