sábado, 28 de julho de 2012

Pela Cultura!

Os espanhóis continuam a lutar contra as medidas de austeridade impostas pelo Governo de Mariano Rajoy. Tudo porque o primeiro-ministro espanhol decidiu aumentar o valor do IVA na cultura, que passará de 8% para 21%. Este facto tem levantado uma onda de protestos em Espanha, não só por parte da população, mas também e sobretudo, pelos agentes culturais, artistas, actores, músicos, escritores, realizadores, etc. Todos os dias, na imprensa e nos diferentes órgãos de comunicação social, os artistas exprimem a sua voz contra este aumento brutal do IVA, que consideram que irá prejudicar gravemente a dinâmica cultural espanhola.
Várias manifestações foram organizadas para contestar esta medida do governo espanhol, e numa das últimas esteve uma cara bem conhecida do cinema, o actor Javier Bardem que, apesar de se considerar um privilegiado por filmar em Hollywood, não deixou de se solidarizar com a comunidade artística de Espanha. O mesmo fez o mais famoso cineasta espanhol, Pedro Almodóvar, que encabeça o movimento  "Por La Cultura", juntamente com dezenas de figuras de destaque da cultura espanhola.
E o que tem acontecido em Portugal? Tirando uma tímida petição online de contestação pelas duras medidas contra a cultura e uma manifestação fugaz à frente do Parlamento (apenas do mundo do cinema), nada mais houve de relevante. Por cá, a letargia continua. Mas como um cartaz espanhol refere: "Cultura não é um luxo".

Sem comentários: