quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

"Whiplash" - O poder da música



A aprendizagem de um instrumento musical (falo por experiência própria) assemelha-se à aprendizagem da própria vida. Para sermos bem sucedidos em ambas precisamos de disciplina, esforço, ambição, perseverança, paixão pelo que fazemos. É disto e de muito mais que aborda o filme que hoje estreia, "Whiplash - Nos Limites".

Não é apenas a história banal de um jovem que quer ser o melhor no seu instrumento (bateria), é também a história do mesmo jovem que quer superar-se para ser um melhor ser humano: nas relações com os colegas, com a namorada, com o professor e, não menos importante, consigo mesmo. Por isso a música tem o inefável poder de transformar as pessoas, de as arrebatar e de lhes mostrar que sangue, suor e lágrimas são ingredientes fulcrais na evolução da vida de alguém, tal como na aprendizagem de um instrumento. A música como fazendo parte da vida e vice-versa.

"Whiplash" retrata este processo de forma notável. Revela uma energia em crescendo como só o jazz pode provocar. Uma energia catártica e de puro deleite sonoro que faz o espectador perguntar-se no final: "já acabou?". O ritmo entranha-se no coração do jovem estudante a tal ponto que quase desiste de viver para querer ser "o melhor". Mas quando se apercebe que a excessiva dedicação ao instrumento lhe prejudica as suas relações com os outros (namorada), é tarde demais... Ou não. O jovem realizador soube mostrar a evolução da relação intempestiva e irregular entre o aluno dedicado e o professor implacável, calvo e que se veste sempre de preto (ambos brilhantes, sobretudo JK Simmons como professor); soube filmar os imprevisíveis e enérgicos ritmos de jazz vindos dos sopros e da percussão (incrível a frenética montagem à Vertov dos últimos 5 minutos de clímax do filme); em suma, soube espelhar o espírito de sacrifício humano necessário para cumprir o sonho. O argumento é escorreito e a realização impecável.

E assim "Whiplash" se torna num dos melhores filmes sobre música dos últimos anos.


Sem comentários: