sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Dois filmes de Espanha


São dois filmes recentes que comprovam a vitalidade do cinema espanhol. Sobretudo no que se refere à produção do cinema fantástico e de terror. Filmes multipremiados em diversos festivais (como o Fantasporto), "O Orfanato", de Juan Antonio Bayona (com produção de Guillermo Del Toro) é um prodigioso exercício de suspense com base numa inquietante história de amor maternal; "Rec", de Jaume Balegueró e Paco Plaza, revela-se uma obra de grande fulgor emocional tendo como pano de fundo o mundo do jornalismo televisivo. "O Orfanato" foi candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro na última edição dos Óscares.
Depois do fulgurante filme "Os Outros" (2001) de Alexandro Amenábar com Nicole Kidman, também ele um filme de terror extremamente bem conseguido, o cinema espanhol continua a evidenciar grandes qualidades de criação e de produção - ao nível do que de melhor de faz no mundo inteiro. Um cinema que consegue extraordinárias receita de bilheteira (os espectadores espanhóis acorrem em massa às salas para verem filmes espanhóis), da mesma forma que consegue obras de grande pujança artística e comercial sem comprometer a qualidade. Em contrapartida, o cinema português divide-se entre o cinema de autor elitista de um Pedro Costa e as alarvidades de objectos como "Corrupção" e quejandos...

4 comentários:

::Andre:: disse...

O Rec é um dos melhores filmes de terror que vi nos últimos tempos...

Anónimo disse...

Tambem acho. Alias, diria que os dois sao dos melhores filmes de terror que vi nos ultimos tempos. Impressionante como nao conseguimos ter objectos destes em Portugal, com tantos mitos e lendas e cenarios que poderiam ser aproveitados.

Unknown disse...

DV: em Portugal houve há poucos anos uma ténue tentativa de fazer um filme de terror de qualidade -"Coisa Ruim" - com resultados minimamente satisfatórios. Mas ainda há um longo percurso a percorrer...

Anónimo disse...

Eu sei, eu sei. Eu vi o filme quando estreou mas acho que prometeu muito mais do que acabou por dar. No entanto, concordo que os resultados nao foram maus. No que respeita ao meu gosto pessoal, penso que faltam monstros no cinema portugues:)