sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Para compreender o mundo das imagens

Num mundo superpovoado de imagens, quais os critérios para avaliar as imagens verdadeiras das inúteis? Que valor e impacto tem uma imagem da televisão face a uma outra do cinema ou da internet? Que mecanismos devemos ter para compreender e interpretar as múltiplas configurações que a imagem contemporânea adquire na sociedade rápida da velocidade tecnológica e digital? Que dinâmicas visuais existem na cultura audiovisual e de que forma enriquecem ou empobrecem a nossa experiência social, comunicacional e estética?
Estas e muitas outras perguntas são respondidas neste esplêndido livro "Compreender o Cinema e as Imagens" das Edições Texto & Grafia. Um livro que reúne um conjunto vasto de ensaios e textos críticos de diversos especialistas mundiais na área do cinema e da comunicação audiovisual (com organização de René Gardies). O livro é de grande interesse não só pela forma como analisa os aspectos essenciais relativos à linguagem do cinema (com muito exemplos de análise e de imagens), como também pela opção de integrar, no contexto da cultura audiovisual contemporânea, a imagem produzida pelos meios tecnológicos que revolucionaram a comunicação: vídeo, Internet, televisão, publicidade, telemóveis...).
"Compreender o Cinema e as Imagens" insere-se na colecção "Mi-Mé-Sis", vocacionada para a divulgação das artes do espectáculo e suas distintas formas de expressão e de contaminação (o primeiro volume foi sobre a relação entre o cinema e a encenação). Escrito numa linguagem fluente, nada técnica ou académica, e com grande rigor formal, este livro é sem dúvida um precioso auxiliar para especialistas ou meros interessados na compreensão do fenómeno pluridimensional das imagens.

1 comentário:

Miriam disse...

Achei muito interessante este livro. Estou fazendo um artigo para o meu mestrado, em Semótica e a análise de imagens é muito importante neste estudo. Vou ver se consigo o livro.