quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O ódio mortal à América

Há quem odeie profunde a América. E nem sempre são os terroristas islâmicos a demonstrá-lo. Há quem veja no "país das oportunidades" a escória da humanidade. Não só em termos políticos como sociais, culturais, o que se queira enumerar. Não sei já muito bem porquê, mas fui parar a um blogue que tem os canhões apontados aos EUA. Tem o singelo e pragmático nome de "58 Reasons to Hate America". O seu autor (ou autores) é desconhecido (como convém), mas as suas intenções são claras: deitar abaixo tudo o que mexa e exista de costa a costa dos Estados Unidos. Desde a política às próprias pessoas (gordas, atrasadas mentais, incultas), passando pelos hábitos sociais ou alimentares (grotescos), os filmes de Hollywood, os desportos violentos, até às cidades sujas e desorganizadas, tudo é cilindrado e criticado de forma extremamente severa e cáustica. No início ainda pensei que se tratava de uma brincadeira, de alguém simplesmente a gozar com o "american way of life". Mas não. A violência dos ataques e o nível de cinismo não deixam dúvidas. Quem escreve ali odeia de morte os EUA e só tem, propositadamente, uma visão parcial, hiperbólica e deturpada da realidade americana.
Não me chocaria se se descobrisse que o autor do blogue é um pacato cidadão... norte-americano que detesta o seu próprio país mas que não tem a coragem para o revelar publicamente. Provavelmente vai à igreja todos os domingos, dá esmola aos pobres, participa em acções de caridade, apoia o partido republicano, mas quando se agarra à noite no seu computador é para dizimar a imagem da América, qual extremista muçulmano (ou então é a minha veia conspirativa a vir ao de cima para explicar esta coisa abjecta).

3 comentários:

Rolando Almeida disse...

se fosse um blog português chamar-se-ia: "1000 reasons to hate portugal". 58 razões para odiar a america nãome parece muito comparado com as milhares para a amar :-)

Jorge Silva disse...

Como nas restantes valências da vida, a raiva, o ódio, a inveja e outros predicados da mesma família só prejudica, por corrosão interna, quem a pratica.

Tive a felicidade de nascer nesse país e viver nele durante 11 anos.

Mas tenho, tambem, a lucidez suficiente para reconhecer as suas imperfeições.

Ou seja, nem tanto ao mar nem tanto à terra.

De toda a forma, temos de respeitar um País que tem como um dos lemas o seguinte:

"Give Me Your Tired, Your Poor; Your Huddled Masses Yearning to Breathe Free"

Xarroque disse...

É verdade que o site é horrivel. Não odeio a america mas sinto-me profundamente enganado com a mentira global que foi o 11 de Setembro. Mentiram ao mundo para justificar o inicio da pax americana tal como Hitler fez com o incêndio no Reichtag. Espero que o mundo não acorde demasiado tarde!
abraço.