terça-feira, 2 de setembro de 2008

Patton: a colaboração que faltava


Era inevitável. Mike Patton, o talentoso e multifacetado músico/vocalista camaleónico que tem pautado o seu intenso percurso artístico por milhentos projectos musicais paralelos, abarcando diversos espectros estéticos (jazz, rock, pop, experimental, improvisação, metal, hip-hop, electrónica...) e colaborando com dezenas de músicos e grupos à escala planetária, colaborou há quase três meses com uma orquestra. Era um desejo antigo expresso pelo ex-cantor dos Mr. Bungle. Mike Patton deu ao projecto o nome de "Mondo Cane", título de um filme italiano de 1962 realizado por Paolo Cavara, um documentário chocante sobre violência animal, rituais macabros e comportamentos perversos (um imaginário bem ao gosto do cantor, portanto).
E em que consistiu "Mondo Cane"? Basicamente, pegar num rico e variado repertório de canções tradicionais italianas das décadas de 50, 60 e 70, e apresentá-las ao vivo com novos arranjos e interpretados por Mike Patton (voz) e pela holandesa Metropole Orchestra. Os arranjos e orquestrações das canções foram da responsabilidade do compositor italiano do momento - Danielle Luppi, com experiência em música para cinema. O concerto de apresentação deste espectáculo aconteceu no passado dia 12 de Junho no Paradiso - Main Hall de Amesterdão. O resultado desta junção entre a voz de Mike Patton e a orquestra clássica (com instrumentos de banda rock como guitarra eléctrica e bateria) é sublime. Patton assume a postura de um verdadeiro "crooner" à antiga, cantando em italiano, as canções românticas, sentimentais e semi-trovadorescas que marcaram o imaginário musical italiano durante décadas. Ao longo das diversas canções, Mike Patton desfila invejável carisma e total entrega na interpretação vocal. Apenas num tema se revela a veia mais enérgica do cantor, quando dá largas à sua irrepreensível expressividade vocal.
Não admira esta paixão de Patton pela música italiana, visto que é um confesso admirador de compositores como Ennio Morricone (a sua editora, Ipecac Recordings, lançou há dois anos um disco de Morricone), Nino Rota ou o cantor Paolo Conte.
Seria interessante que este espectáculo resultasse em disco.
Todo os temas do espectáculo podem ser visionados (e ouvidos) neste sítio.

5 comentários:

Anónimo disse...

Todos nós temos o direito a explorar o nosso lado mais Pimba e Brejeiro.M.P. assim o fez e pronto...não voltará a repetir.

pedro polonio disse...

no site ftp, bungle fever, já está por lá o concerto em mp3.

Unknown disse...

Kamera: onde exactamente? Não encontro...

pedro polonio disse...

aqui: ftp.bunglefever.com

pedro polonio disse...

só depois é que reparei que os concertos que lá estão são em Itália...