terça-feira, 21 de abril de 2009

Henry - Retrato de um Assassino


É um filme de uma visceralidade invulgar e incontida. Um filme frio (gélido), cerebral, meticuloso, feroz, amoral. A violência é mostrada como um acto tão comum e simples como comer. A morte e a violação são instrumentos tenebrosos de satisfação sexual de Henry (impressionante Michael Rooker, na imagem), personagem baseada no real e sinistro assassino em série Henry Lee Lucas. Um filme que provoca repulsa e fascínio em doses iguais.
“Henry - Retrato de um Assassino” (1986), do então debutante realizador John MacNaughton, é um dos mais perturbadores filmes sobre serial killers jamais feitos. E por ter sido um filme com baixo orçamento, realizado com actores inexperientes e censurado devido à sua violência gráfica e ao argumento sem concessões sentimentalistas, este filme tornou-se num verdadeiro fenómeno de culto a nível mundial.
Conta-se que no final da estreia do filme, na qual estava presente o realizador, um espectador profundamente perturbado com o que tinha visto, foi ter com John McNaughton insurgindo-se contra a violência do filme dizendo: “o senhor não pode fazer isto: deixar um assassino em série escapar desta maneira, sem punição, sem resolução moral, sem castigo!”. Ao que o realizador respondeu: “bem, pois foi o que fiz”. E é esta frieza absoluta perante o mal que incomoda tantos espectadores, tanto mais que os acontecimentos perturbantes do filme são baseados em factos reais. É que são raros os filmes nos quais o crime povoe todo o filme e não haja o respectivo castigo, tão habitual em produções de hollywood (mesmo em filmes de terror mais alternativos). Neste filme, castigo é uma palavra proibida. É a banalização do mal absoluto que se mostra, o instinto mais animalesco e macabro, tal como ocorre na vida real. Uma verdadeira viagem aos confins negros e violentos da mente humana.
Para quem ainda não viu e quer atrever-se a ver, pode descarregar o filme neste sítio.

4 comentários:

My One Thousand Movies disse...

Um filme brutal! Está talvez no top 10 dos filmes da minha vida. :)

My One Thousand Movies disse...

Existe um filme "gémeo" deste. Chama-se "Angst" e é um filme austríaco muito raro, mas podem encontrá-lo no mesmo sítio lol.
É ainda mais crú do que este. Também aconselho.

Anónimo disse...

...retrato de um assassino não é nada bom...É SENSACIONAL!!!os atores são realistas d+!!tenho o filme e a trilha sonora em cd!!!

nightrider disse...

qualquer comentário não consegue extrair a ferocidade e o brilhantismo deste filme que para mim, é uma obra-prima do medo...