quinta-feira, 9 de abril de 2009

O circo de freaks (humanos)

Foi, durante décadas, um filme maldito, censurado, repudiado e banido em vários países. Mas é um filme essencial para compreender o universo estético de cineastas como David Lynch ou Alejandro Jodorowsky. Tod Browning já tinha realizado uma adaptação convincente de um clássico do terror, Dracula, com o icónico Béla Lugosi. Mas este é um filme totalmente diferente, ousado, bizarro e provador. Falo deFreaks (1932), hoje um clássico incontornável da história do cinema. A história levada ao grande ecrã por Tod Browning, passa-se num circo no qual as aberrações são a grande atracção: anões, mulheres com barba, gémeas siamesas, homens sem pernas e braços, pessoas com deformidades físicas e mentais invulgares e chocantes. 
O argumento é sinistro e gerador de profundas tensões entre os humanos ditos normais e os deficientes. Dos “Freaks” nenhum era actor ou actriz profissional, e o realizador Tod Browning foi acusado de explorar, de forma obscena, as deformidades grotescas daqueles seres humanos. Mas Browning sempre rejeitou estas acusações e até aproveitou para criticar os valores da sociedade e a forma desprezível como os normais vêem os anormais. Um filme que explora, isso sim, os sentimentos humanos mais vis e indignos, mostrando que esses sentimentos são comuns tanto aos homens “perfeitos” quanto aos “imperfeitos”. Este circo é de aberrações, mas de aberrações extensíveis à própria natureza humana.
Passadas tantas décadas depois, “Freaks” ainda incomoda, hoje, suscetibilidades mais sensíveis. Porém, a força dramática desta obra única continua a impressionar, e como objecto de cinema, é um monumento de coragem e de ousadia.

3 comentários:

LN disse...

Não passa de uma adaptação «ficcional» do que foi vigente: as feiras de aberrações. Precisamente pessoas deficientes, com malformações fisionómicas, mentais, etc. Todo o tipo de bizarria era exposto nas feiras, e consta que eram muito, muito populares.

Anagrama Orgânico disse...

Tenho isto para ver desde que vi o gif da pessoa que nessa foto está sentada a olhar para o chão. Tenho de me aplicar no assunto.

F disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ye4YTZOq2fk