segunda-feira, 17 de maio de 2010

Imagens da Steadycam


O que mostra esta imagem? A sequência da fuga na neve do filme "The Shining" de Stanley Kubrick filmada por um operador de câmara muito especial, com uma câmara pendurada à cintura. É simplesmente um dos operadores de câmara mais famosos e importantes de sempre: Garrett Brown, de seu nome.
É famoso e importante por dois motivos (entre outros): inventou a Steadycam e foi o grande responsável pela revolução na arte de filmar no filme "The Shining" (1980) de Kubrick. Já tinha havido anteriores experiências com a Steadycam, mas foi com o filme de Kubrick que a técnica de filmar com este tipo de câmara se desenvolveu e se impôs no mundo do cinema, sobretudo como um recurso estético e visual (sob a supervisão artística de Kubrick).
Basicamente, a Steadycam é um tipo de câmara que possui um sistema que se acopla ao próprio corpo (geralmente à cintura e de forma segura ou noutro sistema fixo) do operador de câmara, permitindo captar imagens em movimento e muito próximo da acção.
O resultado das imagens captadas por Garrett Brown são sequências de grande efeito visual, como são algumas cenas inesquecíveis de Danny a percorrer o Hotel Overlook no triciclo, ou a perseguição final no labirinto coberto de neve.
Depois desta obra de Kubrick, a utilização da Steadycam vulgarizou-se, mas nunca ninguém conseguiu superar a mestria técnica deste filme (tirando a experiência extrema do filme "A Arca Russa" de Sokurov, integralmente filmado recorrendo a esta câmara).

3 comentários:

Flávio Gonçalves disse...

Penso que Elephant atinge a mestria, pessoalmente. Esse do Sokurov vi a primeira parte (o filme está disponível no Youtube) e fiquei assombrado, para dizer pouco! :P

Miguel disse...

obrigado! por acaso antes nao pensava nisso, mas agora (que tenho oficina de multimedia e que tive que fazer uma curta emtragem) dou comigo frequentemente a pensar, sempre que vejo um filme, como é que certas cenas foram gravadas!
por isso, obrigado por este post

Anónimo disse...

I would like to exchange links with your site ohomemquesabiademasiado.blogspot.com
Is this possible?