sábado, 1 de maio de 2010

Perguntas indiscretas - 29


O cinema tem o poder de emocionar, de potenciar o imaginário, de criar ilusões, sonhos, pesadelos e sensações que só a sétima arte pode fomentar.
Quase todos os espectadores já terão tido, em alguma altura das suas vidas, pesadelos fruto do visionamento de um determinado filme ou de uma determinada cena. Imagens de terror e de sofrimento que causaram considerável impressão no subconsciente, ao ponto de se acordar com suores frios ou, em alternativa, motivar noites inteiras de insónia.
Assim sendo, que filmes já vos proporcionaram tamanhas reacções?
____________
Na imagem: "The Nightmare" (1782) de Henry Fuseli

13 comentários:

Bruno Cunha disse...

Eu não costumo de sonhar muito com essas cenas até porque não me perturbam muito e, sinceramente, são poucos os filmes que me assustam, mas, contudo, lembro-me de um filme que me perturbou um bocado na noite da sua visualização - Anticristo!

Abraço
Cinema as my World

PortoMaravilha disse...

Eu acho que a nona arte também pode o que a sétima arte pode ;-) !

Após esta provocaçãozita bem amigável:

Penso que a " A Cidade de Deus " é um dos raros filmes que faz esquecer os celulares aos espectadores.

Nuno

Marcelo Pereira disse...

O Exorcista, Mysterious Skin e Hard Candy!

Abraço

João Palhares disse...

Vertigo e outros do Hitchcock...

João disse...

Shinning do Kubrick, o meu pesadelo de infância.

Gaspar Garção disse...

Tive uma péssima experiência com um filme de que nem gostei, o The Ring-O Aviso, e jurei que J-Horror nunca mais, nem originais nem os remakes... :)

j disse...

Vi o "Vestida Para Matar" de Brian de Palma quando era adolescente. Mas só vi até à cena em que uma mulher é esfaqueada num elevador por uma personagem sinistra. Nessa cena, saltei por cima dos espectadores que estavam sentados na minha fila e corri, em pânico, para fora do cinema. Durante meses tive pesadelos com essa cena.
O "Cães de Palha" de Sam Peckinpah também é daqueles que me deram pesadelos.

Ricardo disse...

Ver filmes à noite é uma excelente maneira de nos condicionar o sono, e por-nos a pensar de coisas que durante o dia jamais pensaríamos.

Lembro-me da noites de horror que tive, algumas sem dormir até, depois de ver Psycho ou Carrie.

Mas também ver filmes de outra ordem antes de nos deitarmos, pode por-nos a pensar ou recordar coisas boas.

Álvaro Martins disse...

Lembro-me de que quando vi o Phenomena do Argento tive dificuldades em dormir, outro foi o The Blair Witch Project, mas ficar horas sem dormir só mesmo com Eraserhead do Lynch e Zerkalo do Tarkovsky, mas nestes porque não era capaz de deixar de pensar neles a tentar decifra-los.
Pesadelos, não me lembro :)

vasco disse...

Danças com Lobos! Era petiz e sonhei com indios a invadirem-me o quarto! nao foi bonito. a tribo dos maus era mesmo agreste. :)

Pi disse...

o carrie do brian de palma!!! durante anos não vi filmes com a sissi spacek... aliás, ainda não vejo ;)

Anónimo disse...

Acho que foi Atividade Paranormal pois me pegou de surpresa um filme de terror tão simples, mas com um realismo impressionante. Depois de O Exorcista e O Iluminado, esse foi o que me fez dormir mal alguns dias.

blueangel disse...

Concordo com ''Pi'', Carrie de Brian de Palma.Continuei a ver os seus filmes e as interpretações de Sissy Spacek, na mesma.
Mas esse filme teve um impacto fortissimo em mim.