sábado, 23 de fevereiro de 2008

Cronenberg com estatueta na mão?


No Expresso desta semana, a propósito dos Óscares, o jornalista Jorge Leitão Ramos discorre sobre a razão de um cineasta como David Cronenberg nunca ter ganho uma estatueta dourada. Um realizador com um universo estético e formal tão próprio e complexo como o do autor de "Spider" (contrário ao paradigma habitual defendido pela Academia), não é de espantar que nunca tenha sido galardoado com um Óscar. Quando sabemos que um Hitchcock nunca recebeu nenhum, ou que Martin Scorsese demorou 20 anos até ser agraciado com Óscares, percebemos que o dia em que Cronenberg receber uma estatueta será o dia em que a Academia de Hollywood se transformará numa Academia atenta, justa e liberta de preconceitos.

5 comentários:

Anónimo disse...

«...em que a Academia de Hollywood se transformará numa Academia atenta, justa e liberta de preconceitos»

o que, muito provavelmente, nunca acontecerá, porque a tendência tem sido para piorar (alguma vez um génio, nos dias de hoje, como Murnau, ganharia a estatueta?).

Loot disse...

Já todos sabemos que nem todos os que merecem um óscar o vencem, Cronemberg está nesta categoria.

Ele vale pelo que é, ou seja, um dos grandes realizadores de sempre.

Adoro-o e gostava de ver o seu trabalho reconhecido, mas não é menor ou maior realizador por ter esse prémio. Como disseste e muito bem Alfred Hitchcock também nunca o recebeu.

Abraço

Unknown disse...

Rui g: atenção que Murnau ganhou dois Óscares em 1927 com o "Sunrise": Melhor Actriz e Fotografia. Ver aqui - http://www.imdb.com/title/tt0018455/awards

Cataclismo Cerebral disse...

Há-de ter a sua oportunidade! Concordo com o que queres dizer, mas não vamos demonizar a Academia, que tão justa tem sido nos últimos tempos...

Abraço!

Anónimo disse...

«Rui g: atenção que Murnau ganhou dois Óscares em 1927 com o "Sunrise": Melhor Actriz e Fotografia»

Sim, eu sei. Por isso mesmo é que eu disse que a tendência é para piorar, porque, naquela altura, um realizador (que seria hoje classificado de independente e marginal ao sistema) como murnau ainda ganhava óscares. Peço desculpa é por não me ter expressado a minha opinião da melhor maneira.