segunda-feira, 5 de maio de 2008

O legado de Guy Debord


Ana Cristina Leonardo (semanário Expresso) escreveu no suplemento Actual uma recensão crítica ao livro "Guy Debord" (antígona), uma espécie de biografia não ortodoxa de Debord escrita pelo ensaísta Anselm Jappe. Já tinha aqui feito uma citação breve ao livro "A Sociedade do Espectáculo". Ainda não li o livro de Jappe, mas o texto da jornalista é suficientemente esclarecedor acerca da essência do que está em causa: apurar a dimensão conceptual do pensamento político e artístico de um dos mentores da Internacional Situacionaista. E mais apropriada se torna a sua aquisição quando, neste mesmo mês, se celebram 40 anos do Maio de 68 (Ana Cristina Leonardo também chama a atenção para o facto de muitos slogans do movimento terem sido repescados do livro "A Sociedade do Espectáculo" editado um ano antes).
O suicídio de Debord (1994) foi o corolário de um sentimento de não pertença a esta sociedade e a este mundo, de refutação das leis que a regem e que instigam ao estrangulamento da liberdade. A radicalidade das teses de Debord acabam por "explicar" o acto autodestrutivo. Não esqueçamos que, para além de um notável agitador de mentalidades instituídas, Debord foi também um efémero mas distinto cineasta, abrupto e radical. Para comprovar aqui.

5 comentários:

Ana Cristina Leonardo disse...

está na Pastelaria à borla

THEORIKÓNDOXAS disse...

NÃO SEI

FELLIPE KNOPP

THEORIKÓNDOXAS disse...

Olá Victor. Parabéns por tua página. tenho um interesse especail pela obra de Debord,e algum sobre sua biografia,e, além do panegírico, não conheço nenhuma outra biografia editada em língua portuguesa. Diga-me, por favor, esse livro de jappe, autor de "a arte de desmascara"(bom texto), consta-se em português? Se positivo, indique-me gentilmente onde posso adquiri-lo, ou acessá-lo!Obrigado.
Abraços cordiais

Unknown disse...

Olá.

Que eu tenha conhecimento, não existe no mercado livreiro português nenhuma biografia de Debord. Este livro de Jappe foi editado pela editora Antígona e não sei se estará à venda na Fnac.

Outra referência ao livro -http://wwwmeditacaonapastelaria.blogspot.com/search?q=guy+debord

Cumprimentos,
VA

O Poeta da coragem disse...

Obrigado