sábado, 6 de setembro de 2008

Abba - ouvir de novo



O musical "Mamma Mia" estreou esta semana. Sempre achei a música dos Abba um manifesto pop piroso, indigno de constar no patamar mais alto da cultura musical popular. Em parte, esse sentimento teve a ver com a década de 80, claramente virada para a glorificação de uma estética excessiva e desvairada, com a qual nunca consegui identificar-me. Lembro-me que, quando era mais novo, se alguém ousasse afirmar gostar da música dos suecos, era logo acusado de letal heresia. "Gostar" dos Abba era o mesmo que assumir um gosto musical fútil, banal, medíocre. Conheço bem as canções dos Abba porque cresci a ouvi-las na rádio e na televisão (bem, não sou tão velho ao ponto de ter assistido ao Festival da Canção em que interpretaram "Waterloo" em 1974!). Como em tudo na vida, as convicções vão-se moldando e evoluindo. Não é por causa deste retorno do "hype" revivalista à volta dos Abba, mas hoje não tenho a mesma opinião que outrora. Os preconceitos na avaliação de um objecto artístico podem ser terríveis e causar uma parcialidade que não corresponde à verdade dos factos. Há dias dei-me ao trabalho de volta a ouvir algumas das canções mais populares (e menos populares) dos Abba. E nesta reavaliação acabei por reconhecer que aquele grupo, vestido de lantejoulas e fatos berrantes, marcou a música popular de forma indiscutível. O trabalho ao nível da construção melódica, a forma como os refrões são construídos, a instrumentação utilizada, as vozes das cantoras, a própria simplicidade e eficácia na estrutura do formato de canção, conferem aos Abba um estatuto superior na história da música pop (como muito bem explanou o crítico do Público, João Bonifácio, no último Y na análise que fez das canções do grupo). Quer queiramos quer não, a sua influência continua a ser notória em muitas bandas pop da actualidade.
Quanto ao filme "Mamma Mia", não tenho intenção de o ver, não só porque continuo a não ser admirador da música dos Abba como assumo não ser grande apreciador do género musical no cinema.

4 comentários:

Anónimo disse...

«como assumo não ser grande apreciador do género musical no cinema»

Mas «One from the heart» de Coppola, com música de Tom waits, veria de bom grado...não?

Unknown disse...

Caro Rui: eu referi que não sou "grande apreciador do género musical", pelo que significa que gosto de alguns musicais mas não de todos, ou do género em geral. E não só veria o "One From the Heart" como o vejo com agrado. Ou não reparou nunca que a imagem do meu blogue é retirada... desse preciso filme? ;)

Luís A. disse...

Mamma Mia não passa de um produto revisionista e nostalgico. Não me parece que seja cinema.

Anónimo disse...

«Ou não reparou nunca que a imagem do meu blogue é retirada... desse preciso filme? ;)»

Claro, perguntei apenas para satisfazer a curiosidade. Também não morro de amores pelos musicais, mas tal como o Victor, gosto (muito) de alguns...