quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Monge tibetano industrial?



Já uma vez escrevi um post a explicar porque é que a música dos budistas tibetanos me deixa estarrecido. Das músicas do mundo (world-music), os cantos dos monges tibetanos estão na primeira linha da minha preferência. Ora, uma coisa que nunca me tinha ocorrido era a possibilidade de relacionar a música dos monges do país do Dalai Lama com... música industrial. Foi o que fez o músico japonês Makoto Kawabata (na imagem), mais conhecido por ter pertencido ao grupo japonês de rock psicadélico/noise Acid Mothers Temple. Vem tudo no recente número da revista The Wire, na sempre interessante secção "Invisible Jukebox" (na qual os ouvintes tentam adivinhar e comentar discos que a redacção da revista propõe).
Um dos discos que Makoto ouviu foi um dos monges tibetanos do Mosteiro de Gyuto. Então o músico japonês explica: "Adoro esta música. A primeira vez que ouvi cantos tibetanos, senti que era música industrial para mim. Eu ouvia alguns discos de rock industrial e de noise, até que um dia ouvi um disco de música tibetana com aquelas vozes graves espantosas, aquele incrível eco natural, os instrumentos de sopro hipnóticos e as percussões avassaladoras. Aquele disco era para mim aquilo que a música industrial deveria soar: negra e misteriosa, uma sensação parecida a perigosos objectos metálicos deitados fora, um ambiente de medo e decadência. Há nos cantos guturais dos budistas uma profunda sensação de estranheza que eu sempre atribui à música industrial."
Apesar de um certo exagero nas comparações, compreendo a intenção de Makoto Kawabata. A música dos monges tibetanos tem a mesma força profunda como a mais poderosa música dos Einsturzende Neubauten ou dos Throbbing Gristle. Uma verdadeira força da natureza que varre emocionalmente quem se atreva a ouvir os cânticos tântricos budistas.

3 comentários:

godgil disse...

Só um pormenor. O tantrismo nada tem a ver com o budismo. Em particular o budismo tibetano ou do Grande Veículo. O tantrismo é uma prática espiritual, associada ou não ao ioga, mas que nasce nos quadros do hinduísmo. Mesmo que reprimido durante muito tempo pelos brâmanes.

Unknown disse...

Obrigado pelo esclarecimento.
Em relação ao tantrismo, eu apenas deduzi pelo que vinha na revista Wire - o CD que foi dado a ouvir ao músico japonês intitula-se "Voice Of The Tantra/Tantra Dit De Assemblée Secrete" pelo grupo The Monastery of Gyuto Monks.
VA

::Andre:: disse...

E sugestões desse tipo de música?