quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O calvário


Acabei de ver o filme vencedor do prémio de cinema europeu mais cobiçado e prestigiado: a Palma de Ouro do último Festival de Cannes (Maio 2008). "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias", do realizador romeno Christian Mungiu. Estamos na opressiva Roménia de 1987, no reinado do ditador Ceausescu, e a história desenrola-se à volta de duas colegas de faculdade que são obrigadas a fazer e a criar condições para um aborto clandestino. Todo o filme é filmado num estilo de extrema frieza e sem contemplações, facto que que contribui grandemente para a imersão na terrível realidade abordada. Aliás, semelhanças estéticas com a crueldade relevada no filme "A Pianista" do austríaco Michael Haneke não serão meras coincidências. Sem moralismos ou juízos de valor, sem pestanejar perante a obscura realidade social daquele país do Leste Europeu, o jovem realizador Christian Mungiu, filma os acontecimentos à volta do aborto quase em tempo real e sem recorrer a sentimentalismos (não há sequer banda sonora, como no recente "Este País Não É Para Velhos" dos irmãos Coen) . É todo um regime de Estado que está aqui em causa, uma sociedade minada por dentro, ainda que, no final, as duas jovens se vejam forçadas a seguir o seu caminho como se nada tivesse ocorrido. Viveram o calvário por culpa própria, mas também por culpa do facto de viverem num país socialmente claustrofóbico e politicamente fechado sobre si próprio.
Com "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias", o promissor cineasta Christian Mungiu conseguiu suplantar a forte concorrência em Cannes - Clint Eastwood, Steven Soderbergh, Fernando Meirelles ou Nuri Ceylan. Um fulgurante filme de estreante que teve o mesmo impacto no Festival quanto a estreia de Tarantino (com "Reservoir Dogs") ou de Soderbergh (com "Sexo, Mentiras e Vídeo").

4 comentários:

Sérgio Currais disse...

Dá-me o DVD já!! Epá, desculpa, tive aqui um ataque de Michaelisomielite. Queria era perguntar se eras gajo para mo emprestares amanhã.

::Andre:: disse...

Está na lista para ver... O último que vi foi o "Kite Runner" (Menino de Cabul) e também aconselho.

Alex disse...

Só uma pequena correcção este filme não venceu o último Festival de Cannes, mas sim o de 2007.
E concordo com tudo o resto - filme realmente fabuloso, demonstrando a realidade de uma forma nua e crua.

Enjoy!

Unknown disse...

Obrigado pela correcção!