domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal sem Frank Capra?


As televisões portuguesas já têm a programação definida para a quadra natalícia. Para não variar, lá voltaremos a ver, nos vários canais, os inevitáveis filmes do costume: "O Feiticeiro de Oz", "Música no Coração", "Shrek", "Polar Express"...
Ora, um dos filmes que fazia parte do cardápio televisivo por alturas do Naral era o sublime "Do Céu Caiu Uma Estrela" ("It's a Wonderful Life", 1946) de Frank Capra. Há já uns bons anos que não vejo este filme passar nas televisões (será que os programadores televisivos são alérgicos a filmes a preto e branco?), apesar de ser o filme perfeito para a família e que incarna o espírito natalício. "Do Céu Caiu Uma Estrela" continua a ser o melhor exemplo de um filme que, de forma simples e eficaz, transmite a mensagem universal de amor e esperança em época natalícia (e não só). E é uma verdadeira lição de vida, uma vez que o anjo que evita o suicídio do protagonista George Bailey (um magnífico James Stewart) prova que, apesar de todas as vicissitudes e contrariedades existenciais, continua sempre a fazer sentido lutar pelos valores essenciais da vida.
E até pelo facto deste filme de Frank Capra ter sido estreado um ano depois do fim da 2ª Guerra Mundial - numa altura em que o mundo precisava de fé e esperança -, "It's a Wonderful Life" foi considerado, em 2006, "The Most Powerful and Inspirational Movie of All Time" pelo The American Film Institute. Faz todo o sentido.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem lembrado. Natal sem «It's a wonderful life» não é Natal. Lá irei socorrer-me do DVD.

Anónimo disse...

Assino por baixo. É O derradeiro filme de Natal.

Pedrita disse...

eu vi ontem no telecine cult felicidade não se compra, é maravilhoso. gostei bastante de polar express. beijos, pedrita

Miss K. disse...

este ano não vi televisão, mas concordo que "do céu caiu uma estrela" é imprescindível!