quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O som Motown


O que têm em comum os músicos/grupos The Supreme, Marvin Gaye, Smokey Robinson, The Temptations, The Commodores, Otis Redding, Michael Jackson, Rick James, Stevie Wonder, Diana Ross, The Jackson Five, The Four Tops e Lionel Ritchie? Resposta: a Motown, mítica editora discográfica de soul e funk da cidade americana de Detroit, que celebra no próximo dia 14 de Dezembro 50 anos de intensa actividade. Nas décadas de 60 e 70 a Motown, fruto da identidade artística que apurou ao longo dos anos, liderou os tops de vendas com sucessos de artistas negros como Marvin Gaye ou Otis Redding. Confesso que nunca fui um grande apaixonado por soul (já o funk diz-me mais com James Brown), mas reconheço nalguns músicos da Motown um enormíssimo talento e criatividade.
E a música soul sempre revelou possuir um especial condimento: a sensibilidade apurada para denunciar os problemas sociais dos negros. Depois, a sensualidade vocal ("perto da alma", dizia Stevie Wonder) e as melodias de grande suavidade e as refinadas harmonias orquestrais fazem da música soul um período da história musical que nunca mais se repetiu. Ainda hoje muita da produção musical R&B, pop e soul contemporânea, vai buscar referências ao típico "som Motown".
O cinema fez recentemente uma incursão, relativamente bem conseguida, no universo da música soul, com o filme "Dreamgirls" (2006) de Bill Condon. Neste filme, fez-se referência directa à primeira "girls band" do mundo, as Supremes, grupo feminino de cantoras soul que os anos 60 fazia parte do catálogo Motown.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Otis Redding era da Stax. ;-)

Unknown disse...

Tens razão. Tinha a ideia que o Otis era da escola Motown. Afinal era da editora rival :)