sábado, 14 de fevereiro de 2009

Piores capas de sempre?

Ouvi (ou li) algures que os Scorpions vão brevemente regressar ao nosso país. Sempre que ouço falar desta banda alemã fico com os pelos eriçados. Se há banda pela qual tenho uma repulsa imediata é com os Scorpions. Pode ser problema meu, não sei. Mas não nunca consegui aguentar aquelas baladas rock FM como a intragável "Still Loving You" ou "Loving You Sunday Morning", que tanto soaram nos tops dos anos 80. Mas para além da música, sempre abominei o visual da banda (como tantas oturas dos dourados anos 80 como os Europe) e, sobretudo, as capas dos discos. Dignas de qualquer ranking das piores capas de sempre. Se um dia a Taschen se lembrar de editar um álbum com a história do design kitsch (no pior sentido), de mau gosto e sentido piroso das capas de disco pop-rock, pode começar pela discografia completa dos Scorpions.
Apreciem-se alguns exemplos paradigmáticos (enfoque especial na capa "Virgin Killer"):








7 comentários:

Anónimo disse...

?
Existem capas muito piores - aliás, o emprego de "pior" nas capas dos Scorpions é abusivo. Há por aí na cultura pop muita coisa absolutamente deprimente... do disco ao metal. Scorpions enquanto banda valem pelos 70's, com o Uli Jon Roth; o Hendrix branco. A partir dos 80 converteram-se na típica banda hard rock 80 (Van Halen, Whitesnake, Guns, bla bla). Quanto a capas, a minha opinião está demonstrada e, acrescento que para além de Virgin Killer ser considerada uma das capas mais polémicas de sempre no rock, a capa de Lovedrive foi eleita capa do ano para a Playboy em 79. O sentido interventivo kitsch faz parte do artificial produtivo do "FM".

Unknown disse...

Claro que existem capas muito piores. Aliás, até me esqueci de referir no meu post que já tinha comentado isso mesmo e mostrado capas muitíssimo mais deprimentes -http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com/2008/05/msica-corresponde-capa-do-lbum.html

O que salientei é que não existem muitas bandas com 30 anos de existência com capas tão más quanto os Scorpions. Mas admito estar errado, até porque as bandas de hard rock FM são (foram?) pródigas em capas de puro e duro maus gosto.

Anónimo disse...

O gosto é subjectivo. Não existe nada mais subjectivo neste mundo. E agrega-se, na arte, à cultura de que provem. Um típico hard-rocker 80 não é propriamente dotado intelectualmente. Nem a escolher. Conheço várias pessoas com essa mesma opinião sobre os Scorpions. Quanto a mim, não as acho horrorosas nem nada que se assemelhe. Não são geniais. São simples e com um sentido estético devoto ao feeling imediato. O mau gosto entrego a palermadas hair metal como Poison, Twisted Sister, Ratt, Europe, etc...

Anónimo disse...

Concordo em absoluto: sempre achei os scorpions uma "boys-band" criada e gerida "artificialmente".. as capas dos discos isso o refletem.

compare-se com o caso do Peter Gabriel: esse senhor não vai em modas!

JPS disse...

Tinha 15 anos quando foi publicado o Virgin Killer. Podes crer que, para mim, era do melhor hard rock que por aí andava. A capa era, na época, considerada espectacular. Claro que actualmente choca mais devido aos pedófilos merdosos. Agora é certo e sabido que o rock sempre arrastou com ele símbolos machistas e fálicos (como não colocaste a capa do "In Trance" ?), mas temos que ver que isso tem mais a ver com o showbiz do que outra coisa.
Agora não misturem Scorpions com Peter Gabriel. Esse senhor é um ARTISTA, não comparem aquilo que não tem comparação.
Uma última nota, vejam as capas de quase todos os albums dos R.E.M., isso sim é mau gosto (subjectivamente falando, claro).

Marina Muniz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marina Muniz disse...

Olha, honey, sua manchete é patérica e você deve é ter inveja de uma banda maravilhosa que nem essa.
E as capas do Scorpions não tem nada demais, muitas vezes eles fazem por brincadeira, ou, como a do Virgin Killer, foi pra chocar. Então, lave sua boquinha antes de falar do que não sabe. :]