domingo, 15 de fevereiro de 2009

Stephen King - as adaptações ao cinema


Se há um nome incontornável da literatura moderna de terror esse nome só pode ser Stephen King. Herdeiro da tradição literária dos contos góticos e fantásticos de Edgar Allan Poe e Lovecraft, King desenvolveu um extraordinário talento para contar histórias de notável suspense e horror, sobrenaturais ou não. E não esqueçamos que King se revelou, não apenas como escritor do género de terror, como também ao nível da ficção que nada tem a ver com o medo. São os casos dos livros "Stand by Me" e "Shawshank Redemption".
Por outro lado, se há escritor cujas obras foram, bastas vezes, adaptadas ao cinema (e à televisão), Stephen King também lidera a lista. Foram, literalmente, dezenas e dezenas de filmes com base em contos, novelas e romances do mestre do terror fantástico. Muitas adaptações são sofríveis porque apenas exploraram o filão comercial do nome do escritor sem quaisquer resultados em termos artísticos. Mas muitos outros realizadores conseguiram transpor para o grande ecrã as histórias de King com grande mestria. E há até realizadores que, praticamente, só fazem filmes com base em histórias de King (como Frank Darabont). De todos os filmes que conheço baseados na obra de Stephen King, eis os meus 12 filmes favoritos:

12 - "A Janela Secreta" (2004) de David Koepp
11 - "Pet Sematary" (1989) de Mary Lambert
10 - "1408" (2007) de Mikael Håfström"
9 - "Christine" (1983) de John Carpenter
8 - "Carrie" (1976) de Brian De Palma
7 - "The Green Mile" (1999) de Frank Darabont
6 - "The Mist" (2007) de Frank Darabont
E o magnífico top 5:
5 - "Misery" (1990) de Bob Reiner

4 - "The Dead Zone" (1983) de David Cronenberg

3 - "Stand by Me" (1986) de Bob Reiner

2 - "Os Condenados de Shawshank" (1994) de Frank Darabont

1 - "The Shining" (1980) de Stanley Kubrick

6 comentários:

Filipe Machado disse...

Grande Stephen King, o mestre do suspense!

Unknown disse...

Os primeiros lugares sao irrefutaveis. Tanto Shining com Redemption são filmes perfeitos quanto a mim. Tenho muita dificuldade em escolher um em detrimento de outro.

Foo disse...

Embora tenha adormecido nas duas primeiras tentativas de ver Shining (o que foi algo quase criminoso), as restantes (que provavelmente já atingiram a dezena) foram sempre vividas com uma intensidade só possível com uma obra perfeita do Mestre King (embora o final do livro seja um pouco diferente do do filme) comandada pelo 'general' Kubrick, criando um dos melhores filmes de sempre. Shawshank Redemption, Green Mile e Misery são outros que aparecem tanto na lista de melhores livros como de melhores filmes que já me passaram pelas unhas.

Que Stephen King viva para sempre!

Abraço


IrmandadeDoUrso.blogspot.com

Shumway disse...

Sem dúvidas que "Shining" é o meu número um. Escolher os restantes é sempre dificil, apesar de ter um fascinio especial por "Misery".

Abraço

Pedrita disse...

só agora que comprei um livro do stephen king pra ler. mas adoro os filmes. o iluminado vi o ano passado. não gostei de 1408. graham greene é outro autor que adoro e teve várias adaptações. beijos, pedrita

Dora disse...

Para mim, sem dúvida o Pet Sematary e o Misery porque cresci com eles.

Em termos de argumento: Green Mile e Shawshank Redemption, claro :-)