terça-feira, 15 de abril de 2008

O atentado a Hitler


Quem é este homem? Ou serão antes dois? Na verdade, são dois homens mas que significam um só. O retrato da esquerda corresponde ao Coronel Claus von Stauffenberg, oficial Nazi e mentor de um complexo plano que conspirou contra a vida de Adolf Hitler. O rosto da direita é do actor Tom Cruise, sobejamente conhecido no mundo do estrelado de Hollywood. Cruise interpreta o papel principal (o de Stauffenberg, precisamente) no muito aguardado filme (estreia nos EUA apenas em Fevereiro de 2009) "Valkyrie", do realizador Brian Singer. "Valkyrie" era o nome de código da operação para matar Hilter no dia 20 de Julho de 1944, uma cuidada operação que pretendia colocar uma bomba por debaixo da mesa de trabalho de Hilter, num reunião de oficiais alemães. A bomba estava escondida numa mala que Stauffenberg colocou estrategicamente ao lado das pernas do ditador Nazi. O conspirador alegou ter de sair da sala e, poucos minutos depois, explode aparatosamente a bomba. Morreram quatro oficiais de Hitler mas este, miraculosamente, escapa ao atentado praticamente ileso (com escassos ferimentos ligeiros). Stauffenberg e os outros colaboradores (altas patentes da hierarquia militar Nazi) foram descobertos e executados sumariamente. Apesar de ter saído com vida do atentado, Hilter nunca mais foi o mesmo, acentuando ainda mais a sua paranóia pela segurança e pelo medo de novas conspirações. Para os historiadores não há dúvidas: se o atentado tivesse tido sucesso, o rumo da história da 2ª Grande Guerra teria sido bem diferente...
Este foi um dos episódios mais importantes da Segunda Guerra Mundial, ainda que nem sempre devidamente explicado e contextualizado. Durante muitos anos permaneceu obscuro. Apesar de já se saber o rumo da história, o realizador Brian Singer promete um filme repleto de acção e suspense, revelando pormenores históricos nunca antes revelados. Depois do êxito do filme "A Queda" (2005), que retratou os últimos dias de Hilter no bunker de Berlim, este "Valkyrie" continuará a explorar o filão histórico do declínio do 3º Reich. Como apaixonado por esse período da história, só tenho a agradecer e a esperar, ansiosamente, por poder visionar esse filme. Enquanto isso, pode-se sempre espreitar o trailer do filme e demais informação no site oficial.

3 comentários:

Unknown disse...

Uma vez, creio que no Odisseia vi um documentário sobre este episódio. Fizeram-se várias reconstituições do atentado e foram consultados diversos especialistas em varias áreas.

Ao que parece (e se a memória não me falha), Hitler estava num topo da mesa e a mala com o engenho estava sensivelmente a meio da dita. No momento da explosão o tampo da mesa saiu projectado sobre Hitler e protegeu-o dos estilhaços. Como referi, se a memória não me falha, o chanceler sofreu apenas ligeiras escoriações numa das pernas. Desconhecia este filme e lamento que seja o "vaidoso" a protagonizá.lo. Até pode ser bom actor, mas eu, como humano tenho os meus defeitos e em relação a este tipo sou mesmo preconceituoso, não gosto dele. Acho que os argumentistas agora deviam fazer um embargo a este tipo. Não mais argumentos para ele até que baixe a crista.

Voltando a Hitler. Depois deste episódio refugiou-se com uma das suas amantes numa casa de campo, creio que na Áutria (o seu país natal) e daí comandou os destinos do Terceiro Reich (creio que é assim que se escreve) durante uns meses, até que achasse completamente seguro regressar a Berlim.

Já agora, tu que sabes demais, será que me podes esclarecer de uma coisa? Hoje o Jornal de Notícias traz um suplemento a divulgar a inauguração do Palácio do Gelo. Um centro comercial de dimensão Ibérica (7,3 hectares), parque de estacionamento interior para 1200 viaturas e exterior para outras tantas, que abre as portas ao público hoje. De entre piscina com dimensões olímpicas, pista de gelo, o maior Health Club do país, parque infatil, sala de bowling com não sei quantas pistas profissionais, uma verdadeira panóplia de lojas de dimensão nacional (Jumbo, Worten, Fnac, entre muitas outras que a memória agora não me deixa lembrar).

Um empreendimento do Grupo Visabeira que custou a módica quantia de 120 milhões de euros e empregou 3200 pessoas, segundo o que está na brochura.

O que mais me espantou foi o claro e evidente piscar de olhos aos "Nuestros Hermanos". Não me estranharia nada que o "El País" apresentasse a mesma brochura aos nossos vizinhos cheios de "salero". Ok, o El País talvez seja exagero, mas a imprensa da raia espanhola, não falha! assim me saísse o euromilhões!

Enfim, eu quero chegar é à pergunta do porque é que as obras (mediocres a meu ver) da guarda emprenham mal e crescem enjeitadas (segundo percebi da última vez que aí estive só estavam VENDIDAS 30% das lojas desse centro comercial de bairro que estão a construir na avenida dos bombeiros), e ainda parece que há mais 2 previstos. Desculpa-me o descontentamento, mas as putas das obras nessa terra não têm viabilidade??? Anda-se 70 quilómetros e temos investimentos com retorno seguro?

Bem, uma coisa é certa, e isto sou eu que sei demasiado, é que Centros comerciais a vender lojas só mesmo na Guarda. Porque aqueles que eu conheço (e com os quais tenho uma relação mais ou menos directa - Mundicenter)alugam lojas e vender está fora de questão pelo simples facto de que muitos proprietários têm muitas regras de funcionamento e dá, como se espera salada russa.

Só gostava de saber como é que para se enriquecer dois ou três se sacrificam tantos, ao invés de se pensar no interesse Público.

Não será a Guarda um ponto com muito mais interesse estratégico do que Viseu e Castelo Branco. A mim parece-me óbvio. O que é que se passa? Quem é que me explica?

Não será por isso (por causa dos mamões) que os investidores, aqueles que realmente fazem a diferença fogem da Guarda como o Diabo da Cruz? Será que eu estou a ver mal, ou é toda a gente menos eu que está a ver bem?

Da parte que a mim me toca, vou vivendo e refazendo a minha vida contente porque estou longe daí, mas foram eles, esses mesmos que não me deixaram fazer vida lá, por outro angustiado, porque 28 anos de vida lá não se apagam com uma borracha, porque a distância dessa terra me faz sofrer e, bem vistos os argumentos que apresentei, não sei porquê. Eu devia estar feliz por estar longe disso!!!!

Obrigado pela atenção.

Um abraço fraterno

P.S. Acabaste de ganharmais um vistitante regular à tua galeria. Parabéns

Unknown disse...

Obrigado pelo comentário.
VA

Anónimo disse...

Enforcar tipos com cordas de piano não me parece enquadrar-se na categoria de execuções sumárias.

Enforcar e filmar para deleite prazer.

Pena os filmes terem-se perdido.