quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Autocarro ateu


"Provavelmente não existe Deus. Por isso deixe de se preocupar e aproveite a sua vida” - é a mensagem que anda a circular pelas ruas e metro de Londres. Uma mensagem deste teor num autocarro não é muito habitual. E vem a propósito de quê? É a reacção a uma campanha cristã que disseminou a ideia que os ateus e agnósticos sofreriam eternamente o fogo do inferno. A ideia desta campanha do autocarro é de Ariane Sherine, uma jovem jornalista e argumentista de televisão (comédia). A adesão à campanha foi massiva e em poucos dias a autora conseguiu angariar cerca de 150 mil euros para financiar o projecto. Quem aproveitou a boleia desta campanha da mensagem do "autocarro ateu" foi o célebre escritor (e jornalista militante ateu) Richard Dawkins, que fez questão de ajudar a financiar o projecto e a dar a cara pela campanha. Uma ideia original contra um certo fundamentalismo religioso.
Vídeo da campanha.

9 comentários:

tagarelas disse...

Extraordinario!
Grande Londres!

Unknown disse...

Vídeo indisponível :\

Ainda assim é sempre de louvar o combate ao fundamentalismo religioso, o qual, assim de repente, não me lembro de haver trazido algo de bom à humanidade.

::Andre:: disse...

Louvar mesmo...

Vitor, que sabes sobre uma comédia que está por estrear sobre a religião? O nome do gajo escapa-me de momento, mas também tem um programa tipo Jon Stewart...

Filipe Machado disse...

Tinha de ser em Londres. Não era de esperar outra coisa!!! Fantástico! Abraço!

Os não-alcançados disse...

Na minha opinião é uma "iniciativa" com demasiado alarido visto que se baseia numa incerteza (provavelmente não existe Deus...)

Os não-alcançados disse...

Gostaria de deixar uma pergunta aos leitores deste blog. Não que o conselho dado no slogan é um bocado insensato? É proposto às pessoas que tomem a posição de viver a vida de uma certa forma, sem que lhes seja dado uma razão firme para o fazerem.

Os não-alcançados disse...

Gostaria de alertar para a conclusão referida no slogan para a não existência de Deus "deixe de se preocupar e aproveite a sua vida". Um estilo de vida completamente egocêntrico, que exclui uma preocupação com os outros e com o meio ambiente.

Quando Dawkins lança a pergunta "como é que seria o mundo sem religião?". O "autocarro ateu" (iniciativa patrocinada por Dawkins)responde à sua pergunta demonstrando que o resultado seria um mundo em que cada um se preocupa somente consigo mesmo.

Unknown disse...

Não concordo. Assumir a possibilidade da não existência de Deus não implica, de forma tácita, que o homem se tornasse de imediato um ser egocêntrico e despreocupado com as questões sociais, ecológicas ou outras. Pelo contrário. A filosofia existencialista sempre defendeu que, sem religião, o homem se tornaria muito mais livre e mais "humano". Mas o melhor era mesmo ler o livro "A Desilusão de Deus" de Richard Dawkins, em que explica - muito melhor do que eu - as implicações de um mundo sem Deus.

Os não-alcançados disse...

Eu já li alguns comentários desse livro que citou. Eu só respondi à pergunta de Dawkins com a resposta que constava no autocarro ateu (iniciativa que ele próprio patrocinou).
A frase diz: "Provavelmente não existe Deus. Por isso deixe de se preocupar e aproveite a sua vida", ou seja é aconselhado às pessoas viverem de uma forma despreocupada, preocupando-se somente consigo mesmas como consequência directa da "não existência de Deus".
Eu não acrescentei nada, Simplesmente olhei para a frase e repeti o que lá estava escrito. A minha pergunta é se a filosofia humanista diz o contrário porque é que ficam tão contentes com a exibição dessa frase no autocarro?