quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

"Snuff movie": mito urbano ou realidade?


Já alguém viu um "snuff movie"? Quero eu dizer, um verdadeiro "snuff movie", em que as mortes, torturas e sofrimentos das pessoas do filme são reais e não ficcionais/encenadas ou decorrentes de efeitos especiais? Tanto quanto sei, a mitologia do "snuff movie" tem mais a ver com mito urbano e o culto do filme de terror série B do que, propriamente, com a realidade. A palavra "snuff", na gíria, significa morte e foi largamente utilizada no livro "A Laranja Mecânica" de Anthony Burguess. "Videodrome" (1983) de David Cronenberg centra a sua acção no universo do "snuff movie", e o célebre "Holocausto Canibal" (1980) de Ruggero Deoadato foi considerado, durante muito tempo, um genuíno filme "snuff". Soube-se mais tarde que a extrema violência gráfica do filme (mortes, desmembramentos, actos canibais...) nada teve de real.
No entanto, durante as últimas duas décadas, têm surgido, de quando em vez, notícias de supostos filmes "snuff" reais, ou seja, com cenas de tortura, mutilações, muito sangue, canibalismo, e mortes horrendas de pessoas captadas em vídeo, para venda em circuitos underground e satisfação de clientes mentalmente desequilibrados (e sádicos em último grau). Rumores indicam que o mercado dos "snuff movies" é controlado por diversas máfias, nomeadamente a japonesa, muito dada ao culto das excentricidades e depravações. Daí que há uns anos tenha sido badalado o caso do actor de Hollywood Charlie Sheen. Sheen viu um filme asiático numa velha cassete VHS com cenas de grande violência e brutalidade (decapitações, desmembramentos...). O actor achou tão real que entregou "Flower of Flesh and Blood" (título do filme) ao FBI para averiguar a autenticidade e origem do filme. Afinal, o que Charlie Sheen vira fazia parte de uma série de filmes de terror japonês cuja particularidade era o abuso do "gore" e dos efeitos especiais de grande impacto e realismo. Mas a dúvida mantém-se. E com o advento da internet, ainda mais: os "snuff movies" existem mesmo ou são meras especulações que enriquecem o imaginário da cultura popular?

6 comentários:

Unknown disse...

Pois, muito honestamente é algo em que eu não gosto muito de pensar. A verdade é que transformar uma arte tão bela em algo tão [qual é a palavra certa?] "canibal e sadista" parece-me muito mau. Como tal, quero acreditar que ao passa de um mito mas tendo em conta o estado do mundo já não digo nada.

Ab

manuel a. domingos disse...

lamento informar que uma vez chegou-me um verdadeiro ao mail. tratava-se de um vídeo de uma degolação de um prisioneiro de guerra chechénio por um soldado russo.

como sei que é verdadeiro? resposta: quando trabalhei no estabelecimento prisional de Caxias tive um aluno que tinha sido ex-oficial do exército russo, participando na guerra da Chechénia. uma vez, em amena cavaqueira, ele falou-me dos horrores dessa terrível guerra. um exemplo desses horrores era a captação em video de certas tortura cometidas sobre prisioneiros de guerra, e, em certos casos, mortes. esses videos eram depois vendidos a quem pagasse bem.

Anónimo disse...

Em 2002 o jornalista americano Daniel Pearl foi decapitado pela Al-Qaeda e o vídeo rodou o mundo pela internet. O caso ficou tão famoso que virou até filme com a Angelina Jolie no papel da viúva. Não duvido nada que esse vídeo ainda possa ser acessado em algum site. E jornais já disseram que não é a única decapitação real que a Al-Qaeda disponibilizou na net. Filmes snuff são reais e a Al-Qaeda adora fazê-los.

Unknown disse...

infelizmente eses tipos de filmes existeem.. a maioria no entanto sao pequenos videos de 10 a 15 minutos. Eu nunca procurei por eles, mas a um caso muito famoso( digite Dnepropetrovsk Maniacs no google)sobre dois adolescentes russos que assassinaram varias pessoas e filmaram, e os videos sao reais posi os 2 adolescentes foram presos e confessaram as execuções. Um desses videos caiu na internet. Não colocarei link ou nome do video aqui, mas quem procurar acha facilmente inclusive no google.

Anónimo disse...

eu já vi um video snuff d
um cara d meia idade com 30 a 40 anos d joelho ele paresse ser um prizioneiro d guerra ele é decapitado na frente d varias pessoas
eu vi esse videos no celular do meu amigo a 1 ou 2 anos atras

EU creio com toda certeza ki era um video snuff

Anónimo disse...

Filmes Snuff existem sim, já tive a coragem de baixar um pacote de videos de tortura, mais por não acreditar nos mesmos, neste tinha um ''prisioneiro'' brasileiro, talvez em alguma favela, e os caras dando umas ''lambidas'' com a faca nos braços dele, esse foi o de menos, tinha outro que amarraram uma oriental na cama, cortaram seus pés, ralaram sua lingua, e ainda transavam com ela. TENSO demais.