quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

U2 afinam por novo diapasão?


Era previsível a controvérsia. “Get On Your Boots”, single extraído do novo álbum “No Line On The Horizon”, dos U2, foi lançado há dias e tem gerado reacções contraditórias. Por se tratar de um tema de tendência mais rock, com riffs mais pesados e ritmo tenso, os fãs acostumados à veia pop do grupo de Bono, ficaram desiludidos. Por outro lado, os amantes do rock mais enérgico e alternativo, saúdam esta aparente viragem de estilo dos U2. Mas ainda é cedo para avaliar o verdadeiro rumo estético deste novo disco dos U2.
Da parte que me toca, a música “Get On Your Boots” não me desagradou, mas também não me exaltou sobremaneira. Fiquei como que na expectativa do que poderá ser o resto do novo disco. Palpita-me que o guitarrista The Edge, que considero um dos melhores guitarristas rock dos últimos 25 anos, vai de certeza ter um papel fundamental na sonoridade do álbum “No Line On The Horizon” (editado dia 3 de Março). Para ouvi o tema, ir ao site da banda.

4 comentários:

Anónimo disse...

Gosto quando os U2 enveredam por uma vertente menos comercial, resulta bem. Este tema deixou-me com muita curiosidade para o resto do albúm.

Stalker disse...

Pertenço à geração que viu nascer estes tipos e é inacreditável a quase brutal longevidade da formação, a quantidade e qualidade de trabalho, que se sente "a milhas", mesmo quando eu não gostei do que faziam. Há por ali muita transpiração. Acontece que desde que vi o Bono subir às torres da PA, em Vilar de Mouros, creio que em 82, ficou uma marca que me leva a ouvi-los com atenção. Muito de vez em quando, mas acontece.
Este tema tem tudo para funcionar. Não prestei atenção ao texto, mas aquelas mudanças de ambiente sonoro (que eles já usaram anteriormente), são de uma eficácia extrema, dentro do género. Confissão: não consigo "falar mal" dos U2.

F disse...

Imagem bem escolhida. Só ontem é que vi uma gravação da actuação de domingo passado dos U2. Estavam eufóricos. A boca de The Edge parecia ter congelado num sorriso!
Quantos às músicas vou estar atenta.
Concordo com Stalker: não consigo falar mal dos U2. Para além de serem profissionais, são muito sérios.

Filipe Machado disse...

Gosto imenso do último álbum dos U2. Por isso, não sei se este sentimento terá tido algum peso no facto de não gostar muito desta nova música. Vou esperar pela saída do disco para emitir uma opinião mais concreta.