sábado, 7 de março de 2009

10 anos sem o Mestre


Stanley Kubrick: 26 de Julho de 1928 - 7 de Março de 1999
"A film is - or should be - more like music than like fiction. It should be a progression of moods and feelings. The theme, what's behind the emotion, the meaning, all that comes later."

6 comentários:

Luís Mendonça disse...

O pai da minha cinefilia.

Obrigado por lembrares esta data tão importante.

Anónimo disse...

O canal RTP2 vai exibir hoje (dia 7) à noite os filmes "2001: Odisseia no Espaço" e "Laranja Mecânica" no programa "Sessão Dupla". Não é todos os dias que se pode assistir a dois filmes, ainda para mais um a seguir ao outro, deste grande realizador na televisão.

Ivo disse...

Ainda não conheço o cinema de alguns grandes mestres europeus, por isso para mim ainda continua a ser O MESTRE ,sem dúvida.

nota: a revista premiere deste mês tem um artigo que faz referência a esta data. o artigo não diz nada de novo a quem conheçe Kubrick, mas é um bom reseumo de carreira.

Anónimo disse...

"Por vezes, fazer cinema é como tentar escrever o 'Guerra e Paz' numa montanha russa."

Estou a citar decor, mas é uma frase dele, que realmente adoro, e parece-me acertada, de cada vez que tento brincar aos realizadores percebo isso.

Coldsector disse...

Sem dúvida alguma O grande mestre do cinema, sendo o meu realizador preferido não podia deixar de comentar.

Recentemente adquiri um exemplar do livro "The Stanley Kubrick Archives" da Taschen e recomendo vivamente a todos os verdadeiros fans do Kubrick, para além de uma extensa galeria fotográfica que cobre todos os seus filmes trás também uma excelente visão sobre toda a sua vida e obra, imagens dos argumentos com as notas pessoais, esquemas de cena e storyboards entre outras muitas coisas, para mim como cinéfilo e estudante de cinema o Kubrick é sem dúvida alguma uma das grandes referências e inspirações.

FQ disse...

Curioso, mas por pouco não fazíamos um post exactamente igual...:)