segunda-feira, 2 de março de 2009

Ler


Milan Kundera disse uma vez que não sabia o que lhe dava mais prazer no acto da leitura: se ler durante o dia, se ler durante a noite ao luar ou de manhã cedo, se ler sentado num sofá ou na cama antes de dormir. Para o escritor, todas as possibilidades eram válidas para poder fruir umas páginas de boa literatura. Um outro escritor (não me recordo qual) confessou que adorava ler na cama e sentir aquela conhecida sensação do leve adormecer que se abate nos olhos após algum tempo de leitura. Eu também gosto disso (não que o livro tenha propriedades soporíferas!).
Gosto de ler na cama até o cansaço pesar nas pálpebras ao ponto de deixar cair o livro e, serenamente, cair nos braços do deus Morpheu. Quando era mais novo e lia muito mais sofregamente do que agora (por questões de tempo e disponibilidade, não por falta de vontade), foi na cama, noites adentro, que li muitos dos livros que me marcaram. Ao invés, tinha amigos que só conseguiam ler de manhã cedo, quase ao amanhecer. Como um amigo que estudava filosofia e começava a ler Heidegger e Wittgenstein às 7 da manhã.
Em suma e para rematar de forma simples: Kundera tinha razão. Não interessa como e quando se lê. A cada um os seus hábitos e gostos de leitura. O que importa, no fundo, é ler...

4 comentários:

Maria Anjos Varanda disse...

Eu acho que qualquer altura ou lugar...sentado, deitado...será sempre um prazer ler...desde que seja essa a vontade do momento...

Beijos e boa semana

Anónimo disse...

No comboio também se lê muito bem. Sobretudo se a paisagem não convida a olhares. Mas, claro, o que importa é a nossa disponibilidade para os livros, para assimilar as suas ideias, e isso pode acontecer em contextos muito diferentes.

Rolando Almeida disse...

Bem, no caso do Heidegger o problema não é do momento do dia ou do lugar, mas mesmo do autor. Nunca ninguém compreendeu cabalmente a charlatanice do autor e é dos pensadores (chamam pensadores a estes híbridos de filosofia e poesia + obscurantismo que no caso fracês é filósofo + sociólogo) mais injustamente famosos.

F disse...

Na cama, ao deitar. Nas salas de espera também se lê bem (atenção, não me estou a referir às revistas que normalmente por lá proliferam).