quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

"Gomorra" out


Ainda há dias ouvia na rádio o entusiasmo do Nuno Markl pelo filme “Gomorra”, afirmando mesmo que se tratava de um filme com potencial para ganhar o Óscar para melhor filme estrangeiro. A crítica especializada tem dito isto mesmo há algum tempo a esta parte. Eis quando, contra todas as expectativas, o filme de Matteo Garrone acaba de ser excluído da lista de películas candidatas ao Óscar de melhor filme em língua estrangeira! Pelo menos a Academia de Artes e Ciências de Hollywood teve o bom senso de incluir o filme francês “A Turma” de Laurent Cantet e “Valsa com Bashir” do israelita Ari Folman. Mas atenção: não é seguro que sejam candidatos efectivos e definitivos, uma vez que esta é apenas uma pré-lista de títulos concorrentes…

6 comentários:

::Andre:: disse...

Péssima decisão, é um grande filme...

Carlos disse...

Mais uma vez o politicamente correcto da Academia. Deixar de fora um grande filme como este. Enfim...

Anónimo disse...

Respeito as decisões da Academia, mas sinceramente já não me deixo influenciar muito por elas. P. ex., o ano passado apanhei uma decepção com algumas nomeações para melhor filme, principalmente depois de ver filmes como Into the Wild e In the Valley of Elah. O Juno, quanto a mim, teve uma nomeação exagerada para melhor filme...

João disse...

Tava à espera de muito mais deste Gomorra.. Talvez com um segundo visionamento as coisas mudem.

A Turma é o meu grande favorito para vencer o Oscar de melhor filme estrangeiro

Filipe Machado disse...

Gomorra tem sido altamente reconhecido pela crítica mundial. Vejo esta exclusão com alguma surpresa, apesar de não ter visto ainda o filme.

Dora disse...

Outro...comprei o livro, vi o filme. Esperava mais...