terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O grito de Tarzan


Quando era miúdo adorava ver filmes do Tarzan. Mais do que qualquer outro super-herói, era Tarzan que exercia em mim um fascínio inexplicável: o homem que vivia entre macacos e na selva indómita, detentor de uma destreza física única, nadador exímio e, não menos importante, capaz de emitir aquele mítico grito que eu e os meus amigos de infância imitámos tantas vezes nas brincadeiras. Esse grito, que seria reproduzido por todos os Tarzans subsequentes, não passava, segundo uma teoria, de uma hábil mistura sonora dos sons de um barítono, uma soprano e de cães treinados (!). Os filmes de Tarzan, da macaca Chita e da bela Jane eram películas a preto e branco transmitidas aos sábados à tarde, momentos sagrados para assistir às incríveis aventuras do chamado Homem-Macaco. A luta de Tarzan com tigres e leões, os saltos de árvore em árvore, os mergulhos no rio, as lutas hercúleas com crocodilos, a subida de Tarzan pelo Empire State Building acima, são apenas algumas inesquecíveis sequências gravadas na memória.
Houve dezenas de actores que interpretaram a figura criada, em 1912, pelo escritor Edgar Rice Burroughs, mas nenhum se compara ao carisma de Johnny Weissmuller, o mais famoso Tarzan da história de Hollywood. Ex-nadador olímpico, medalhado com 5 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris e Amesterdão, entrou no mundo do cinema quase por acaso.
Weissmuller participou, a partir de 1931, em doze filmes de Tarzan, imortalizando esta figura da cultura popular do século XX. Apesar da sua invejável condição física, tinha um coração fraco, sofrendo vários ataques cardíacos com idade avançada. Morreu aos 79 anos, longe dos dias de glória, no dia 20 de Janeiro de 1984, há precisamente 25 anos (no seu funeral, Johnny Weissmuller pediu que soasse o célebre grito de Tarzan, o qual sempre defendeu ser uma criação dele).

5 comentários:

Anónimo disse...

aaaaaahuuuuaaaahuuuuaaaaaa
Não resisti! :)
Cumprimentos!

KIm PrIsu disse...

Eu também não resisti, lembra me quando isso passava na TV na minha infância, no cineclube da sexta feira, só que passava muito tarde pelas 23horas, e como em França a escola no sábado os meus pais não nos deixavam ver, tinha mos que ir a cama antes das 22horas, nos, eu e os meus irmãos em silencio levávamos a TV da sala para o nosso quarto que se encontrava ao oposto do dos pais... fechávamos todas as portas e com som a penas audível vimos Todos os filmes do Tarzan, e assim vimos muitos filmes antigos, eu gostei muito do Tarzan em nova York... aqui vai o grito...... é pena que não podem ouvir.

tickets4three disse...

O meu filho (20 meses)ultimamente so tem aceitado almoçar e jantar ao som do grito do tarzan. Explicando melhor, o menino Francisco só aceita jantar quando aqui a mamã põe esse video a correr no youtube!

o que uma mãe tem de fazer... ehehe

Olga

Unknown disse...

Interessante essa relação entre o grito de Tarzan e a vontade comer!

Anónimo disse...

The artiсle feаtuгeѕ proven necesѕary tо me ρегsonally.

It’s ѵery hеlpful and уou аrе оbviοuѕly νeгy educаted
οf thiѕ type. Υou get opened uρ οur sight in orԁer tο varying opiniοn of this subject mаtter using іnteresting
аnd ѕoliԁ articlеѕ.

Also visіt my webpage - Buy Viagra